Fé, Devoção e Cultura marcam o encerramento do Advento na Paróquia Santo Antônio em Campanha MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Fé, Devoção e Cultura marcam o encerramento do Advento na Paróquia Santo Antônio em Campanha MG

Compartilhar isso
28/12/2013 13:11
Por Flávio Maia Custódio
O último domingo do advento, período composto por quatro domingos que antecedem o tempo do natal no catolicismo, que neste ano aconteceu em 22 de dezembro, foi marcado por momentos de grande fé e devoção do povo campanhense. No último domingo foi feita a solene entronização das relíquias do beato papa João Paulo II, o polonês Karol Józef Wojtyła (12/05/1920 2/04/2005) e também a encomendação dos restos mortais de pessoas desconhecidas que foram encontradas durante o restauro da Catedral.
Pe. Marco
A paróquia foi presenteada pelo Vaticano com um relicário contendo uma gota de sangue do beato João Paulo II. Provavelmente esse sangue foi retirado, ainda em vida, e armazenado pela equipe médica do Vaticano durante a realização de algum exame laboratorial do falecido papa.
 
Relicário contendo uma gota de sangue do beato João Paulo II.
Após a morte, conforme pe. Marco Antônio relembrou em sua homilia, a população reunida na praça de São Pedro que acompanhava o funeral do papa gritava em alto coro: “Santo súbito!” (santo já). E o material foi armazenado. Toda relíquia para ter autenticidade, vem acompanhada de uma bula, um certificado de autenticidade, emitido pelo Vaticano, que reconhece aquele material. O papa Francisco já marcou a data da canonização de João Paulo II: 27 de abril de 2014. Na mesma celebração será também canonizado o papa João XXIII.
 
 
 
Na mesma celebração, pe. Marco Antônio encomendou os restos mortais que foram encontrados durante o restauro da Catedral. Os ossos estavam incrustados nas paredes e também no forro. Não é possível precisar de quem são, pois não há registro nos livros de tombo da paróquia. Acredita-se que foram de benfeitores da Catedral, na época Matriz, de Santo Antônio, quando da sua construção. O pároco optou por fazer a encomendação na celebração, pois não havia a certeza que os restos mortais havia sido encomendados. Com esse gesto, o padre deu um destino cristão aos ossos.
 
 Restos mortais que foram encontrados durante o restauro da Catedral.
 
E para finalizar a noite, a paróquia brindou os fieis com um pequeno concerto natalino. Estiveram presentes o Coral Total, da empresa Rações Total de Três Corações, formado apenas por homens; e o coral Encantarte, de Varginha, mantido pela paróquia São Sebastião. Cada grupo apresentou três canções. E o grande final foi com a tradicional Noite Feliz, cantada juntamente com a leitura do evangelho que narra o nascimento de Jesus.
 
 
 Coral Total - Três Corações
 
 Coral Encantarte - Varginha
 
 
Concerto Natalino
 
 
O concerto natalino foi uma promoção da paróquia e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, inserindo o evento na programação do Natal Iluminado.
 























 
 
''E se você ainda não participa, não deixe de colaborar com o restauro Catedral Santo Antônio, sem dúvida alguma, o maior monumento de Campanha.
Você tem duas maneiras de colaborar: através do carnê de doação e de depósitos bancários na conta do Bradesco (ag. 6440-8 conta corrente 1000-6). E a fidelidade do cidadão campanhense que vai fazer com a que a nossa Catedral mantenha o brilho e o esplendor que sempre teve. ''
 
 
 
 

CIDADE NEWS

-