Programa Balde Cheio beneficia produtores rurais em Nepomuceno - ALÔ ALÔ CIDADE

Programa Balde Cheio beneficia produtores rurais em Nepomuceno

Compartilhar isso
17/12/2013 13:15
Dois produtores rurais de Nepomuceno estão inseridos no Programa Balde Cheio, uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com supervisão da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). O objetivo do programa é aumentar a produção de leite e diminuir o custo na propriedade.


Os agricultores Denis Vitor Emídio, do distrito Nazaré de Minas e Vicente Luiz Silvestrini, da comunidade Limeira deram início à formação dos piquetes e plantio de capim-Mombaça. Eles recebem acompanhamento de técnicos, que acompanham a evolução do programa nas chamadas “Unidades Demonstrativas”, em suas propriedades.

Na Limeira, foram feitos 28 piquetes (locais em que o rebanho bovino entram para pastagem), num total de 9 mil metros quadrados de área. Oito cabeças de gado revezam entre esses piquetes e consomem o capim-Mombaça, tipo braquiária, que cresce mais rápido. Cada dia os animais são colocados em piquetes distintos e completam o ciclo em 28 dias. O terreno recebeu análise e foi feita também a correção com calcário, além de preparo do solo com fertilizantes para melhorar o nível de nutrientes ingeridos pelos animais.


 De acordo com o senhor Vicente, suas vacas produzem cerca de 100 litros de leite por dia.
“Mas com a implantação desse programa e com as orientações que venho recebendo, quero obter melhores resultados e atingir cerca de 300 litros por dia nos próximos meses. Esse programa oferece uma nova forma de lidar com o gado leiteiro e aproveitar as condições de nossa propriedade, para aumentar a produção. Estou satisfeito com os primeiros resultados”, comentou.

Ainda segundo o agricultor, foram plantados cerca de 20 quilos de capim-Mombaça em sua propriedade e os técnicos orientam quanto ao acréscimo de nitrogênio, quando necessário.

 Cerca de 14 produtores rurais participam do Programa na região. Em Minas Gerais, o “Balde Cheio” atende 26 municípios, por meio de convênios com prefeituras, empresas do setor agrícola, sindicatos e cooperativas, somando cerca de 2500 produtores rurais. O Estado representa 50% dos atendimentos em todo o Brasil, que já somam mais de 5 mil produtores rurais participantes.


Informações: Ascom PMN

CIDADE NEWS

-