Jacutinga atrai investimentos para diversificar perfil econômico - ALÔ ALÔ CIDADE

Jacutinga atrai investimentos para diversificar perfil econômico

Compartilhar isso

Polo do setor têxtil enfrenta crise

03/02/2014 12:37
Tradicionalmente conhecida como polo da indústria têxtil, Jacutinga, no Sul de Minas, vinha enfrentando sucessivas crises nos últimos anos em função do aumento da importação de produtos asiáticos, o que causou grave desindustrialização do setor. Diante disso, a solução encontrada pelo município foi a diversificação econômica, com foco na atração de investimentos de outros segmentos e também na exploração do turismo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacutinga, Miller Moliani, desde o ano passado, a cidade já garimpou cerca de R$ 20 milhões em investimentos, com a implantação de duas novas indústrias na cidade. Além disso, a prefeitura negocia a instalação de mais quatro nos próximos meses.


Malharias quase desapareceram com aumento da importação de produtos asiáticos - Foto: Diário do Comércio


"Estávamos enfrentando graves problemas no setor de malharia retilínea. O número de desempregados aumentou e, por isso, tivemos que partir para uma diversificação. Além de fortalecer as malharias que restaram, estamos investindo no potencial turístico da cidade e queremos atrair indústrias de outros segmentos", afirmou Moliani.


O primeiro passo para essa mudança de perfil industrial da cidade foi a implantação de um distrito industrial (DI). O terreno fica às margens da MG-290 e engloba uma área de 250 mil metros quadrados.


"A localização do município é estratégica. Ficamos a 80 quilômetros da rodovia Fernão Dias, a 90 quilômetros de Campinas e a 110 quilômetros do Aeroporto de Viracopos. A ideia é que aconteça em Jacutinga o mesmo que aconteceu com outras cidades do Sul do Estado, como Extrema e Pouso Alegre, que se tornaram polos de atração de investimentos", ressaltou o secretário.



Leia mais em: Diário do Comércio

CIDADE NEWS

-