Programa de interiorização da telefonia integra plano de desenvolvimento para pequenas cidades - ALÔ ALÔ CIDADE

Programa de interiorização da telefonia integra plano de desenvolvimento para pequenas cidades

Compartilhar isso

Minas Comunica II é o tema do Palavra do Governador; ProAcesso e ProMunicípio também são exemplos do esforço do Estado para beneficiar pequenos municípios

07/02/2014 14:11
Nos últimos anos, o interior do Estado recebeu uma série de investimentos do Governo de Minas. Foram ações em diversas áreas voltadas exclusivamente para as pequenas cidades que levaram melhores serviços públicos e mais qualidade de vida para os cidadãos. Programas na área de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e acesso ao asfalto são alguns dos exemplos dos investimentos feitos, como lembra Antonio Anastasia no Palavra do Governador desta semana.

Wellington Pedro/Imprensa MG


“Dos 853 municípios mineiros, mais de 500 têm menos de 10 mil habitantes. E esses municípios receberam muitos projetos importantes. O ProAcesso, o ProMunicípio, o Farmácia de Minas, as Unidades Básicas de Saúde. Quanto mais nos fortalecemos, melhoramos a qualidade de vida e damos oportunidade às pessoas que moram nas cidades pequenas e médias, mais estamos favorecendo o Estado como um todo”, afirma Anastasia.

Omar Freire/Imprensa MG


A ampliação do acesso ao sinal de celular é um bom exemplo do esforço que foi feito pelo Governo do Estado nos últimos anos para melhorar a qualidade de vida das pessoas no interior. Em 2007, 412 municípios não contavam com o serviço. O Governo do Estado lançou, então, o programa Minas Comunica, que aportou investimentos de R$ 163,5 milhões para que o sinal de telefonia pudesse chegar a todas as cidades do Estado. Hoje, todos os municípios de Minas contam com o serviço de telefonia móvel de pelo menos uma operadora.

O projeto deu certo e agora está sendo ampliado, por determinação do governador, sob o nome de Minas Comunica II. A ação vai atender também, nos próximos dois anos, a todos os distritos de Minas Gerais, como explica o próprio Anastasia.

“Resolvemos lançar um edital de licitação para ver quais operadoras estão interessadas em participar da disputa para levar o sinal de telefonia a esses distritos. São mais de 350 municípios a serem beneficiados, quase 700 distritos, no valor de cerca de R$ 140 milhões. É um programa que se fará em dois anos, sendo que metade desses distritos já terá o seu sinal de telefonia celular funcionando no final deste ano de 2014, e o restante, até fevereiro de 2016”, garante o governador.
“Insisto que o sinal de telefonia celular não é só um conforto, sob o ponto de vista pessoal e até cultural das pessoas, mas também oportunidade de negócios, vantagens para as empresas, que poderão criar novas oportunidades de trabalho e de renda para as pessoas, além da questão de saúde e de segurança, para as quais o sinal telefônico também é muito importante”, conclui Anastasia.

Divulgação/Agência Minas


O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Vídeo:





Informações: Agência Minas

CIDADE NEWS

-