Mesmo após estação, moradores continuam sem água em Cambuquira - ALÔ ALÔ CIDADE

Mesmo após estação, moradores continuam sem água em Cambuquira

Compartilhar isso

Ao menos dois bairros tiveram registros de falta de água há cerca de 8 dias.
Neste sábado (22), SAAE começou a operar oficialmente no município.

23/03/2014 13:47
Mesmo com uma estação de tratamento funcionando desde o início do mês, moradores de Cambuquira reclamam mais uma vez de falta de água no município. Alguns dizem que estão há uma semana sem o abastecimento. Neste sábado (22), alguns bairros estavam desabastecidos na cidade, justamente no dia em que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) começou a operar oficialmente no município.

Mesmo após estação, moradores continuam sem água em Cambuquira - Foto/reprodução: Eptv

Maria Ovídio é moradora do bairro Marimbeiro. No local ainda não existe abastecimento de água tratada, mas além de ter que conviver com a água suja, a moradora também reclama da falta de água. De acordo com a dona de casa, neste sábado não saiu uma gota das torneiras. "Hoje tem que tomar banho de canequinha, porque no chuveiro também não tem água. Fica difícil, porque é tanta gente pra tomar banho, até esquentar água pra todo mundo", disse.

Maria Ovídio é moradora do bairro Marimbeiro - Foto/reprodução: Eptv

Mas quem mora nos bairros que estão sendo atendidos pela Estação de Tratamento de Água também está enfrentando problemas no fornecimento. No bairro Carioca, os moradores ficaram sem água vários dias nessa semana, e com o abastecimento instável, a solução é só abrir a torneira quando for realmente necessário. "A água que sai da torneira, além de pouca é suja, parece uma água que você lavou um pano de chão, é horrível", reclama a aposentada Clara Renaut.

Moradores improvisam formas de reservar água pra não faltar em Cambuquira (Foto: Erlei Peixoto / EPTV)
Moradores improvisam formas de reservar água pra não faltar em Cambuquira (Foto: Erlei Peixoto / EPTV)

Há oito dias sem abastecimento, os moradores de uma casa no mesmo bairro contam com a ajuda do vizinho. Como a falta de água em Cambuquira já é um velho problema, muitos moradores aprenderam a ter em casa uma segunda opção para garantir pelo menos o básico.

"A maioria das famílias é assim. Quando entra água, a gente enche o galão de 200 litros, quando acaba vai no balde e banho vai pra casa de quem tem água", comenta Antônio Vasconcelos.

Mesmo com problemas no abastecimento, o SAAE Municipal foi inaugurado neste sábado.

O Presidente da Instituição, Gustavo Borges, falou sobre os problemas enfrentados pelos moradores com a falta d'água. "Foi o somatório de dois fatores, o primeiro foi que houve queda de energia no elevatório, que é a casa de bombas, e o outro fator é que estávamos fazendo manutenção no registro de descarte da estação, que ficou praticamente a tarde inteira sem abastecer o reservatório. Acredito que até segunda-feira (24) vai voltar a água, porque o nível dos reservatórios já está aumentando", promete.

O presidente da instituição, Gustavo Borges, falou sobre os problemas enfrentados pelos moradores com a falta d'água - Foto/reprodução: Eptv


Sobre a falta de água no Bairro Marimbeiro, Borges disse que não sabe ainda qual foi o motivo que ocasionou o problema. O órgão vai mandar uma equipe ao local para verificar porque aconteceu o corte no abastecimento.

Saiba mais:

Estação de tratamento de água começa a funcionar em Cambuquira

Estiagem seca fontes e moradores de Cambuquira ficam sem água




Leia mais em: G1

CIDADE NEWS

-