Triciclo econômico da Unifei fica em 3º em 'Corrida Maluca' nos EUA - ALÔ ALÔ CIDADE

Triciclo econômico da Unifei fica em 3º em 'Corrida Maluca' nos EUA

Compartilhar isso

Alunos desenvolveram protótipo para competição de eficiência energética.
Veículo do Sul de MG fez 264,44 Km por Kilowatt/hora em campeonato.

29/05/2014 00:00
Uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conquistou a 3ª colocação em uma competição de veículos de eficiência energética realizada em Houston, nos Estados Unidos. O carro construído pela equipe do Sul de Minas, um triciclo, com apenas um piloto, alcançou a marca de 264,44 quilômetros percorridos por Kilowatt/hora na categoria bateria elétrica. Segundo a assessoria de imprensa da Shell, que promoveu o evento, veículos elétricos europeus similares costumam fazer uma média de 6 quilômetros por Kilowatt/hora usando o mesmo tipo de veículo.

A Shell Eco-marathon Américas foi realizada no final do mês de abril e contou com equipes de vários países como Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e Guatemala. O campeonato, que mais parecia uma 'corrida maluca', chama atenção pela originalidade dos veículos participantes. O objetivo era construir um veículo que pudesse apresentar o melhor desempenho usando qualquer tipo de fonte energética.

Triciclo de equipe da Unifei fez 264 quilômetros com 1 kilowatt/hora de bateria (Foto: Maria Clara Machado / Cajá Agência de Comunicação)
Triciclo de equipe da Unifei fez 264 quilômetros com 1 kilowatt/hora de bateria (Foto: Divulgação Shell)
O resultado obtido pela equipe do Sul de Minas fez com que a Unifei garantisse o melhor resultado entre as equipes dos países da América Latina que participaram da competição.
"Isso foi muito bom pra gente porque toda a tecnologia de ponta está nos Estados Unidos. Então lá eles podem comprar facilmente aquilo que a gente não tem tanta facilidade e precisa desenvolver aqui. O trabalho que a gente fez está no mesmo nível das equipes americanas", comemora o líder da equipe, o estudante Lucas de Souza Balestrassi.

"Corrida Maluca" reuniu veículos de design diferente nos Estados Unidos (Foto: Maria Clara Machado / Cajá Agência de Comunicação)
"Corrida Maluca" reuniu veículos de design diferente
nos Estados Unidos (Foto: Divulgação Shell)
Ao todo, 41 estudantes de diversos cursos da Unifei participaram do projeto. Entre eles, alunos de engenharia e até um do curso de administração. Para dar conta de conciliar os compromissos da faculdade e investir no projeto, os alunos precisaram invadir a madrugada trabalhando.
"As reuniões eram sempre a partir das 23h. E como a gente tem um grupo muito grande, precisávamos fazer várias reuniões semanais que terminavam sempre em algumas horas da madrugada", conta o chefe da equipe.

Segundo o professor da Unifei, José Amilton Chaves Gorgulho Júnior, coordenador-técnico do projeto, o principal objetivo do projeto não é desenvolver novas tecnologias e sim dar embasamento aos alunos.

"O projeto surgiu na Unifei em 2005 por iniciativa dos próprios alunos para que eles pudessem participar de uma competição nacional que tem o mesmo objetivo, sempre tentando conseguir o melhor desempenho possível usando qualquer fonte de energia, seja gasolina, etanol, bateria, etc. No carro deste ano fizemos apenas algumas melhorias em relação ao que foi usado em 2013 e desta vez conseguimos ficar em 3º lugar. Ainda estamos longe de descobrir novas tecnologias, mas é interessante para que os alunos busquem nesse projeto aquilo que somente as disciplinas dentro da sala de aula não conseguem oferecer", diz o professor.
Competição teve participação de equipes canadenses, norte-americanas, entre outras (Foto: Maria Clara Machado / Cajá Agência de Comunicação)
Competição teve participação de equipes canadenses, norte-americanas, entre outras (Foto: Divulgação Shell)

Esta foi a terceira vez que a equipe de Itajubá participou da competição nos Estados Unidos. Nas outras duas oportunidades, o time da Unifei havia terminado a competição em 6º e 7º lugares.

Leia mais em: G1