Audiência discute criação de região metropolitana em Pouso Alegre, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Audiência discute criação de região metropolitana em Pouso Alegre, MG

Compartilhar isso

Objetivo seria puxar mais investimentos e instalação de mais empresas.
Região integraria 42 municípios, envolvendo quase 600 mil habitantes.

06/06/2014 10:23
Uma audiência pública discutiu nesta quinta-feira (5) a criação de uma região metropolitana em Pouso Alegre. O objetivo é integrar mais de 40 municípios da região em termos econômicos e políticos para puxar mais investimentos para a região, instalação de mais empresas e receber subsídios do estado para transporte e saúde. A audiência aconteceu na Câmara Municipal da cidade.

A região metropolitana é uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por cidades vizinhas menos povoadas. Com cerca de 140 mil habitantes, atualmente Pouso Alegre é a 10ª maior cidade do estado e a segunda maior do Sul de Minas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se criada, a ideia é que façam parte da Região Metropolitana as cidades de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Congonhal, Estiva e Borda da Mata, além de outros 42 municípios. No total, a região envolve quase 600 mil habitantes.

A audiência foi realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e contou com a participação de prefeitos de vários municípios da região, além de representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A reunião foi solicitada pelos deputados Paulo Lamac (PT) e Ulysses Gomes (PT).

Proposta quer criação de região metropolitana com 42 municípios no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
Proposta quer criação de região metropolitana com 42 municípios no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
Minas Gerais
Em Minas Gerais, já foram criadas duas regiões metropolitanas. A Região Metropolitana de Belo Horizonte integra 34 municípios, e posteriormente foi criado o Colar Metropolitano, com mais 16 municípios. A Região Metropolitana do Vale do Aço integra quatro municípios, que concentram 2,20% da população do estado e aproximadamente 3% do PIB estadual (segundo dados do IBGE).

Leia mais em: G1