Operação da Polícia Ambiental resulta em prisão de empresário de matadouro clandestino - ALÔ ALÔ CIDADE

Operação da Polícia Ambiental resulta em prisão de empresário de matadouro clandestino

Compartilhar isso
29/07/2014 14:19
A 6º Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário executou na última sexta-feira (25), a Operação de Proteção a Fauna Doméstica e desmantelou um empreendimento que realizava abate clandestino de suínos na zona rural de Ijaci MG. 


Carnes apreendida pela PMMG - Fotos: PMMG
O abate dos animais acontecia em um galpão de 90m², e era feito sem condições de higiene e com pratica de maus tratos aos porcos. Para a morte dos suínos era usada uma pistola de impulso elétrico que causava o desmaio do animal que posteriormente era ferido com golpes de faca no coração. 

Segundo o proprietário da fazenda os rejeitos e efluentes do empreendimento eram enterrados em lugares distintos da propriedade. Apos analise e vistoria de medico veterinário a carne foi considerada impropria para o consumo, o local de abate como insalubre e os métodos definidos como inadequados. 

A carne oriunda do abate que seria destinada a uma casa especializada para fazer linguiças na cidade de Lavras MG e um supermercado de Bom Sucesso MG foi descartada em aterro sanitário. 

A Polícia de Meio Ambiente realizou a prisão em flagrante delito do proprietário e lavrou R$ 18.200,40 em multas administrativas pela atividade de abate de animais sem a devida licença ambiental e o armazenamento de carne suína em desacordo com normas e padrões ambientais. 

A Polícia Ambiental alerta que o abate clandestino de animais para consumo de carnes é uma questão grave que tem sido objeto de preocupação, pois o risco de transmissão de zoonoses é bastante sério. 

Se você sabe de fatos dessa natureza, entre em contato com a PM através telefone 190 ou 3829-2110. Vamos acabar com os crimes contra a natureza!

Informações:  6º Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário