A Polícia Militar do Meio Ambiente (6ª Cia PM Ind MAT), cumprindo sua missão de proteção dos ambientes naturais, intensificou o policiamento ambiental visando crimes contra a fauna silvestre. A prática de manutenção de pássaros silvestres em cativeiro, ainda comum no seio da sociedade, se não for devidamente autorizada e cumprir os requisitos legais, produzem danos ao meio ambiente, causando desequilíbrio e prejuízos imensuráveis.
![]() |
Centenas de pássaros foram apreendidas pela Polícia Militar do Meio Ambiente - Fotos: PMMA |
Neste último mês, através de ações pontuais, foram encontrados em cativeiro, 108 pássaros das seguintes espécies: canário-da-terra, papa-capim e trinca-ferro, além de dezenas de gaiolas em que estavam acondicionados os animais.
No município de Campanha, MG, foram encontrados 67 canários e papa-capim distribuídos em apenas quatro gaiolas.
Na cidade de Campo Belo, MG, outros 51 pássaros, dentre eles, canário-da-terra, papa-capim e trinca-ferro estavam sendo ilegalmente mantidos em cativeiro.

A manutenção em cativeiro de pássaros da fauna silvestre sem autorização, bem como sua comercialização, sem a devida autorização constitui crime previsto no art. 29 da Lei 9.605 de 1998.
A pena para o crime vai de 06 meses a um ano de prisão, além de multa.
''Ajude você também a 6ª Cia PM Ind MAT a coibir este crime.
Denuncie através do telefone (35)3829-2100 em Lavras e região, e (35) 3229-1999, em Varginha e região. Você não precisa se identificar e estará nos ajudando em nossa sublime missão: A de proteger a natureza''.
Informações: 6ª Cia PM Ind MAT