Após três adiamentos, Samu é inaugurado em Varginha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Após três adiamentos, Samu é inaugurado em Varginha, MG

Compartilhar isso

Cerimônia acontece nesta sexta-feira e atendimentos começam sábado.
Ao todo, 153 municípios divididos em 34 bases serão beneficiados. 

30/01/2015 14:29
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vai atender 153 municípios do Sul de Minas, é inaugurado nesta sexta-feira (30) em Varginha (MG). O serviço entra em operação após a data de início dos trabalhos ter sido adiada por três vezes. O custo de instalação da estrutura gira em torno de R$ 3 milhões. O Samu Regional será mantido através de um consórcio formado entre todos os municípios beneficiários.
O serviço de atendimento entra em operação a partir deste sábado (31). Os 153 municípios atendidos estará divididos em 34 bases. Para ter acesso ao serviço, os usuários terão que ligar para o número 192.
O novo Samu traz também câmeras em cada uma das 43 ambulâncias recebidas. Nove delas são UTIs móveis. As imagens poderão ser acompanhadas pelos profissionais da central de operações, facilitando e monitorando os atendimentos.
A implantação do sistema foi adiada por três vezes desde outubro de 2014. Primeiro por problemas com convênios e com o governo do estado e depois porque faltavam médicos para o quadro de serviços. Os adiamentos também causaram transtornos para os profissionais convocados para o serviço.
Samu em Varginha é inaugurado nesta sexta-feira. (Foto: Reprodução EPTV)

Confira as 34 cidades onde o Samu passa a ter base no Sul de Minas:
Aiuruoca, Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, * Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

(*) O Samu considera Poços de Caldas, onde o serviço já existe, como uma base do Samu Regional. No entanto, a cidade não faz parte do Cissul, o consórcio criado para operar a nova estrutura inaugurada nesta sexta-feira.

Informações: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Leia mais no G1