Os Correios mantêm, desde 1981, um serviço de Achados e Perdidos exclusivo para documentos
19/02/2015 10:18
Em Minas Gerais, foram recebidos 11.027 documentos no ano de 2014, dos
quais 236 foram retirados. A maioria dos itens são carteiras de identidade,
CNHs e CPFs. Vale destacar que objetos em geral (bolsas, carteiras etc.) e
cheques, cartões de banco, cartões de crédito, tíquetes e assemelhados não são
documentos, e, portanto, não são aceitos pelo serviço de Achados e Perdidos dos
Correios.
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Perdeu seu documento? Ele pode estar nos Correios - Foto/divulgação |
Na retirada, o dono do documento paga R$ 4,30, valor inferior ao que
gastaria com a emissão da 2ª via. A taxa cobrada pelos Correios destina-se à
cobertura de parte dos custos da Empresa com o cadastro dos documentos, a
guarda, o controle e o envio aos órgãos emissores em caso de não retirada pelo
proprietário, bem como com o desenvolvimento e manutenção do sistema que
gerencia todas as informações. Os documentos ficam nos Correios à disposição
dos interessados por 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento
na unidade. Após esse prazo, são devolvidos aos órgãos emissores.
Quem encontrar um documento perdido pode depositá-lo em qualquer agência
ou caixa de coleta dos Correios. O documento será entregue ao proprietário ou
representante legal devidamente reconhecido. Para retirá-lo, o titular precisa
apresentar documento oficial que o identifique. No caso da perda de todos os
documentos, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência (BO). Já se for um
representante, além do BO ele deve apresentar sua própria identidade (ou outro
documento oficial) e autorização por escrito, assinada pelo dono do documento.
No caso de menores de 18 anos, somente os pais ou responsáveis podem fazer a
retirada.
Informações: CORREIOS (Assessoria de Comunicação - Diretoria Regional de Minas Gerais )