Mesa digital com jogos educativos, a PlayTable, favorece o engajamento dos nativos digitais e garante contato saudável com a tecnologia
29/11/2015 13:51
![]() |
Crianças com jogos educativos - Fotos: Larissa Cabral |
Inovar no processo de ensino e aprendizagem junto aos estudantes da educação infantil é um desafio comum a escolas públicas e privadas, pois nesta fase os docentes encontram um público exigente, ativo e conectado: os nativos digitais. Para superar esse desafio, o Colégio Equipe de Juiz de Fora está apostando na combinação entre a tecnologia e a brincadeira, com a inserção da PlayTable nas aulas de informática. As quatro unidades da mesa digital com jogos educativos são utilizadas por 35 alunos, atendendo as turmas do maternal II e III, além do 1º e 2º períodos. “Percebemos que a interatividade deste recurso desperta o interesse e engaja rapidamente os estudantes, por isso, também vamos ampliar seu uso para as turmas do 1º do ensino fundamental ainda neste último bimestre”, conta a técnica em informática da escola, Luana Gruppi Guimarães Detoni.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Vanessa Rodrigues, a presença dos recursos digitais na escola proporciona um diálogo fundamental entre a realidade da criança dentro e fora da sala de aula. Para ela, a tecnologia torna as aulas muito mais dinâmicas e atrativas. “Além disso, as diferentes mídias e formas de acesso ao conhecimento enriquecem muito o aprendizado, por isso, o professor deve estar atento para acompanhar e aproveitar esses recursos”, observa.

Aprender brincando
A elaboração de jogos com apoio de uma equipe multidisciplinar é um dos diferenciais da PlayTable, que desenvolve o conhecimento em disciplinas específicas, como português, matemática, ciências, história e inglês, e também trabalha o lado cognitivo, motor e social da criança. Produzida em Blumenau (SC) pela Playmove, a tecnologia já conta com 50 mil usuários e tem ganhado espaço em escolas públicas e privadas de todas as regiões do país, totalizando cerca de 2 mil unidades em uso. “Apostamos na ludopedagogia, pois acreditamos que as crianças aprendem mais e melhor quando estão se divertindo, especialmente as novas gerações, que se encantam com jogos e tecnologias digitais”, observa o diretor executivo da Playmove, Marlon Souza.
De acordo com a técnica de informática do Colégio Equipe, desde setembro, quando as mesas digitais foram inseridas na programação das aulas de informática, que ocorrem uma vez por semana, as crianças passaram a ter um contato mais saudável com a tecnologia. Além disso, os professores estão percebendo maior participação e melhora significativa na aprendizagem dos pequenos.
Sobre a Playmove
Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia touch screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a crianças com deficiência.
Fonte: Dialetto www.dialetto.com.br