Sorteio define confrontos do torneio olímpico de futebol que serão realizados em BH - ALÔ ALÔ CIDADE

Sorteio define confrontos do torneio olímpico de futebol que serão realizados em BH

Compartilhar isso

Mineirão receberá seleções de destaque, como os EUA, tetracampeões olímpicos no feminino. No masculino, a Alemanha voltará ao estádio onde fez história na Copa de 2014

14/04/2016
Sorteio define confrontos do torneio olímpico de futebol que serão realizados em BH - Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG
Sorteio dos grupos do Torneio Olímpico de Futebol dos Jogos Rio 2016, realizado nesta quinta-feira (14/4), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, definiu as chaves dos torneios de futebol masculino e feminino da Olimpíada 2016. O secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, esteve presente à solenidade em que também foram conhecidos os confrontos que acontecerão em cada uma das cidades do futebol durante a competição.

Em Belo Horizonte, uma das sedes, serão realizadas seis partidas na primeira fase: quatro femininas e duas masculinas. Entre as equipes femininas que passarão por Minas Gerais, destaca-se a presença da Seleção dos Estados Unidos, tetracampeã olímpica (1996, 2004, 2008 e 2012), para enfrentar a Nova Zelândia no dia 3 de agosto. Entre os times masculinos, no dia 10 de agosto a Alemanha retorna à capital mineira pela primeira vez após a Copa do Mundo para enfrentar a seleção de Fiji, com a intenção de repetir o bom resultado obtido em 2014 (veja infográfico).

Futebol leva o espírito olímpico para o país
A única modalidade esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 com partidas fora do Rio de Janeiro é o futebol. O objetivo é espalhar o espírito olímpico pelo país, com a realização de 58 partidas em diferentes regiões.

O torneio olímpico de futebol será disputado em outras cinco cidades, além de Belo Horizonte: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Brasília. O Mineirão receberá um total de dez jogos que serão realizados nos dias 3, 6, 10 - em rodadas duplas -, 12, 13, 16 e 20 de agosto. Serão seis jogos femininos e quatro masculinos, incluindo a disputa pela medalha de bronze. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino.

Além do Mineirão, que será a sede das partidas, o Comitê Organizador Rio 2016 está pactuando a contratação de quatro campos de futebol em padrão olímpico para receber o treinamento das equipes que disputarão o torneio olímpico de futebol em Minas Gerais.

Minas 2016

Atrair delegações para treino e aclimação em solo mineiro, sediar o torneio de futebol e o Tour da Tocha são as três grandes frentes de trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, grupo intersetorial criado em 15 de abril de 2015, pelo governador Fernando Pimentel, com o objetivo de realizar as ações necessárias para sediar os eventos associados às Olimpíadas.

Coordenado pelo Secretario de Estado de Esportes, Carlos Henrique, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais. O objetivo é assegurar a bem sucedida realização dos eventos, aproximando territórios, desenvolvendo social, esportiva e culturalmente o Estado de Minas Gerais.

Informações: Governo de Minas