Alunos de Pouso Alegre apresentarão solução para melhoria no trânsito durante Fórum da Juventude, em São Paulo - ALÔ ALÔ CIDADE

Alunos de Pouso Alegre apresentarão solução para melhoria no trânsito durante Fórum da Juventude, em São Paulo

Compartilhar isso

Jovem de 13 anos, estudante do ensino público, foi escolhido para representar Pouso Alegre em fórum que reunirá jovens de 5 estados no interior paulista.

04/05/2018
O aluno da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia (CAIC São João), Pedro Ezequiel de Freitas Pereira, 13 anos, foi selecionado para participar do 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito. A iniciativa que é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país, contará com a participação de 75 estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, de 46 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, nos próximos dias 6 a 10 de maio, no município do Leme (SP). 

Pedro Pereira foi contemplado após elaborar um projeto de melhoria no trânsito para o Bairro São João, no município de Pouso Alegre. No projeto, o aluno descreve que o objetivo é mobilizar os alunos para se organizarem na saída das aulas e alertá-los sobre os possíveis acidentes no perímetro escolar. “ Eu observei que na saída e entrada da escola há um grande tumulto. Os alunos maiores atropelam os menores. Há muita movimentação de veículos e pedestres e os carros ficam estacionados em locais impróprios, o que dificulta o acesso ao prédio”, comenta.
O projeto descreve ações que envolvem desde dinâmicas e com a comunidade escolar até a melhoria de sinalização do bairro. As propostas são iniciativas fáceis e possíveis de serem executadas num período de 30 dias, como descreve o aluno. Porém trará resultados benéficos a toda população. “Eu espero conseguir colocar meu projeto em prática para amenizar o tumulto de veículos e pedestres na entrada e saída da escola. Será bom para segurança de todos no bairro”, acrescenta.
Já o aluno da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Gian Ferreira Gonçalves, 15 anos, descreve em seu projeto a necessidade urgente de providências quanto à extensão da faixa de estacionamento exclusivo para deficientes e a inserção das faixas de pedestres em frente aos portões de entrada e saída da Associação, que está localizada Rua Francisco Aragone, no bairro Árvore Grande. “Também precisamos da instalação de placas de sinalização, limpeza do entorno e vielas e retirada de galhos da árvore que encobre a placa de sinalização”, acrescenta.
Os projetos de Pedro Pereira e Gian Gonçalves foram selecionados juntamente com o trabalho de outros 13 estudantes de municípios lindeiros à Fernão Dias, que também estarão em Leme para debater e propor melhorias no trânsito.  

Sobre o Fórum da Juventude
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias estaduais e federais, proporcionando aos alunos troca de experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.

Sobre a Autopista Fernão Dias - Concessionária responsável pelos 570 quilômetros da rodovia Fernão Dias (SP-381 MG/SP), que liga as cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). A Autopista Fernão Dias tem sede na cidade de Pouso Alegre (MG), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, em razão de constituir-se pessoa jurídica distinta de Arteris S.A. (sua controladora societária).

Fonte: Arteris