Programa Campos de Luz leva iluminação a 250 campos de futebol amador em Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Programa Campos de Luz leva iluminação a 250 campos de futebol amador em Minas

Compartilhar isso

Além disso, 50 quadras também receberão energia elétrica em todo o estado. Até o final deste ano a Cemig terá totalizado R$ 15 milhões de investimentos


28/06/2018

Crédito (foto): Euler Jr/Cemig

Até o final de 2018, o Governo de Minas Gerais, por meio da Cemig, investirá R$ 15 milhões no Programa Campos de Luz, que está iluminando 250 campos de futebol amador e 50 quadras poliesportivas em várias regiões do estado. Os Fóruns Regionaispromovidos pelo governo identificaram a prática de esportes no período noturno como uma das demandas da população mineira.

Nos últimos três anos, a Cemig já instalou cerca de 960 postes, com 7.200 projetores de iluminação. Além disso, foram construídos mais de 6,5 quilômetros de rede e instaladas 600 novas estruturas para levar energia elétrica a muitos desses locais.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, “o esporte pode mudar a vida de uma comunidade e reduzir os índices de violência, porque tira o jovem de outras atividades. Escolhemos os campos de várzea justamente porque o futebol amador é a modalidade mais praticada nas comunidades”, afirma.

O diretor da Cemig destaca que o Programa Campos de Luz é muito importante para a sociedade, uma vez que os espaços para a prática de esporte estavam desaparecendo em Minas Gerais e sendo substituídos por prédios ou mesmo áreas de estacionamento, deixando a população com poucas opções de lazer. “Levar luz a essas áreas é dar uma alternativa social a milhares de jovens mineiros”, destaca Camargo.

Um dos campos beneficiados foi o Estádio Municipal José Maria de Melo, conhecido como campo do Vila Nova, em Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas. Eduardo Antônio Florentino, morador da cidade, ressalta que o projeto vai muito além do esporte. “É gratificante podermos usufruir deste espaço para praticar esporte e, também, utilizá-lo para tirar as crianças das ruas”, conta.

Para serem contemplados pelo programa, os campos de futebol amador e as quadras poliesportivas devem estar na área de concessão da Cemig. Além disso, é preciso atender a alguns requisitos técnicos. Cabem à prefeitura municipal a segurança e a manutenção do local, além do pagamento das faturas de energia elétrica. Campos e quadras não servem apenas ao futebol, mas são usados também para caminhadas e para a prática de outras atividades físicas.

Com informações: Assessoria de Comunicação da Cemig