Governador participa de inauguração do primeiro espaço 5G do estado e visita parque científico-tecnológico no Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

PUBLICIDADE

Governador participa de inauguração do primeiro espaço 5G do estado e visita parque científico-tecnológico no Sul de Minas

Compartilhar isso

De 5 a 8 de setembro, a cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul do estado, sedia a 5ª edição do HackTown, festival que tem como temas tecnologia, pessoas, música, agronegócio, empreendedorismo e artes.


Nesta quinta (5/9), em mais um “Giro pelo Estado”, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visita Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, no Sul de Minas, região considerada polo tecnológico do estado. Pela manhã, ele conhece o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, e participa da abertura da 5ª edição do festival HackTown e da inauguração da Casa 5G, fruto da parceria entre o Inatel, a TIM e a Ericsson. No período da tarde, Zema vai a Itajubá para conhecer a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde também visita o parque científico-tecnológico.

De 5 a 8 de setembro, a cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul do estado, sedia a 5ª edição do HackTown, festival que tem como temas tecnologia, pessoas, música, agronegócio, empreendedorismo e artes. Nos quatro dias de evento, haverá 600 palestras.

Neste ano, a novidade é a inauguração da Casa TIM 5G, que prevê, dentro do conceito “Internet das Coisas”, soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos. O espaço vai ser palco de uma imersão 5G com o objetivo de demonstrar como a tecnologia pode ser aplicada em soluções para indústria, cidades, entretenimento, realidade aumentada, robótica e games. Minas Gerais será o primeiro estado da Região Sudeste a receber o projeto.
Governador participa de inauguração do primeiro espaço 5G do estado e visita parque científico-tecnológico no Sul de Minas - Imagem ilustrativa

Vale do Silício brasileiro

Santa Rita do Sapucaí, também é conhecida como “Vale da Eletrônica” ou “Vale do Silício brasileiro”, em alusão à região da baía de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Atualmente, mais de 150 empresas na área de tecnologia, que geram 14,5 mil empregos e, em 2018, faturaram R$ 3,2 bilhões estão concentradas próximas ao município.

Em Itajubá, o governador visita a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde conhece o parque científico-tecnológico, que desenvolve pesquisas nas áreas de Energia, Eletrônica, Tecnologia da Informação, Software, Bioengenharia e Aeronáutica. São três Centros de Estudos, Investigação e Inovação (CEII): Eficiência Energética, Materiais Biofuncionais Avançados e Qualidade da Energia e Compatibilidade Elétrica em Redes Inteligentes. O parque foi inaugurado em 2012 e é fruto de uma parceria entre os governos estadual, federal e municipal e teve investimento de mais de R$ 30 milhões.

Com informações: Governo de Minas Gerais