Minas Gerais recebe doações de materiais e valores para combate ao coronavírus - ALÔ ALÔ CIDADE

Minas Gerais recebe doações de materiais e valores para combate ao coronavírus

Compartilhar isso

Governo do Estado já está arrecadando contribuições voluntárias de empresas e da sociedade civil


Minas Gerais recebe doações de materiais e valores para combate ao coronavírus - Foto: Marcelo Barbosa

O Governo de Minas Gerais vem recebendo diversas propostas de doações de equipamentos, insumos hospitalares e aportes financeiros para enfrentar a pandemia do coronavírus. Nesta semana, o governador Romeu Zema anunciou que o Estado está arrecadando contribuições voluntárias de empresas e membros da sociedade civil que quiserem ajudar, de forma solidária, a conter a propagação do Covid-19.

“Estamos recebendo muita solidariedade de empresas, entidades e pessoas que gostariam de fazer contribuições para combatermos a pandemia em Minas Gerais. Sou mutio grato a todos eles, que se juntam a nós nesse momento, buscando a melhor forma de combate ao Covid-19", agradeceu o governador.

Dentre os materiais oferecidos estão produtos de limpeza hospitalar, máscaras, torneiras e louças sanitárias, equipamentos de proteção individual para os profissionais que atuam no enfrentamento ao vírus e materiais para potencializar o aumento de leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) preparou uma lista com materiais e especificações de acordo com as normas hospitalares, que é repassada aos interessados.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, destaca que as propostas de auxílio são essenciais para fortalecer o combate ao Covid-19, além de mostrarem a solidariedade dos mineiros. “Nós somos um povo forte, prestativo, e estamos acolhendo as pessoas que mais precisam de ajuda. Com as doações em dinheiro, conseguimos ter agilidade na compra e na negociação direta com os fornecedores de materiais e insumos da Saúde, que não são baratos”, frisa.

Entre as empresas e as organizações que procuraram o Governo de Minas para oferecer recursos financeiros e materiais estão: Ingleza; Sul Americana de Metais (SAM); Banco Mercantil do Brasil; Fiat, MRV, Cedro Cachoeira, grupo Sinalmig, Agropéu; Docol; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), VLI Logística, Ambev e Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª região. “Isso mostra a responsabilidade que empresas e empresários têm em ajudar o próximo. Afinal, temos que pensar nos 853 municípios do estado”, afirma Godinho.

A força-tarefa para arrecadar contribuições voluntárias em Minas Gerais, composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Serviço Social Autônomo (Servas) e do Gabinete Militar do Governador (GMG), segue recebendo propostas. As contribuições podem ser feitas por meio do Portal MG, na aba “Covid-19 - doe aqui”.

Podem colaborar com a campanha pessoas físicas ou jurídicas que queiram ajudar. Os interessados devem entrar em contato por meio do link https://www.mg.gov.br/conteudo/geral/covid-19-doe-aqui. As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail defesacivil@defesacvil.mg.gov.br.

Como funciona

A frente de trabalho recebe tanto materiais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, quanto a arrecadações financeiras para compra de insumos e equipamentos hospitalares. Acessando o Portal MG, o interessado em realizar a doação preenche um formulário com nome e e-mail para contato. Nesse momento, já é possível inserir informações como discriminação dos itens a serem doados, valor estimado, local de retirada (em caso de bens), entre outras.

Caso esses dados não sejam informados no cadastro inicial, a área responsável pelas doações no Estado irá entrar em contato com o interessado e direcionar a doação dentro do Executivo estadual.

Para doação de recursos, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para pagamento.


Com informações: Agência Minas