Zema entrega 30 leitos de UTI para tratamento do coronavírus em Betim - ALÔ ALÔ CIDADE

Zema entrega 30 leitos de UTI para tratamento do coronavírus em Betim

Compartilhar isso

Parceria do Governo de Minas com prefeitura possibilita aumento da oferta de atendimento contra a pandemia na macrorregião Centro


O governador Romeu Zema visitou o Centro de Cuidados Intensivos para Covid-19 (Cecovid-Betim 4), em Betim, nesta terça-feira (7/7), e entregou 30 novos leitos para o tratamento do coronavírus na macrorregião Centro. A ação contou com a parceria entre o Governo de Minas e a prefeitura de Betim a partir do custeio das unidades e envio de equipamentos.

O processo de abertura dos leitos teve início no último dia 22/6 e será concluído nesta semana. A instituição hospitalar ainda tem capacidade de abertura de outras 60 unidades, que estão sendo credenciadas junto ao Governo do Estado e ao SUS, nos próximos dias, conforme demanda.

“Desde o início da pandemia em Minas Gerais o meu governo, junto com várias prefeituras, tem trabalhado no sentido de fortalecer o sistema de Saúde do estado. E o que nós estamos vendo aqui hoje é exatamente mais um passo neste sentido, nos preparando para que não falte atendimento a nenhum mineiro. Até o momento, os óbitos que tivemos em Minas foram devidos ao paciente não resistir ao vírus, e não pela falta de atendimento”, afirmou o governador.

Investimentos

Em discurso para a imprensa, Zema destacou o crescimento de 56% do número de leitos em Minas. Em fevereiro, eram 2.072 leitos, agora o estado conta com 3.351 Unidades de Terapia Intensiva. O governador também lembrou a compra e manutenção de respiradores e demais investimentos em equipamentos e hospitais.

“Neste intervalo de pouco mais de cem dias (do início da pandemia até hoje) criamos mais de dez UTI’s por dia. Trabalhamos todo o tempo para que o pico da doença fosse postergado. Várias medidas foram tomadas para que consigamos passar com segurança este pico que ocorre exatamente neste mês de julho”, finalizou o governador, lembrando a importância das medidas de distanciamento social e de higiene.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, reforçou a parceria com o Governo do Estado e a importância da unidade de Saúde para o atendimento à população.

“Resolvemos dedicar uma estrutura como essa, preparada com todo o requinte moderno de tratamento e exclusivamente para a doença e que tem ajudado muito a evitar o contágio dentro do ambiente hospitalar e a dar mais conforto as pessoas que aqui estão. Abrimos o hospital com 50 leitos; depois, com a parceria com o governo, foram mais 30, e ainda podemos ampliar. Esta estrutura vai representar uns dos maiores centros de tratamento do Brasil”, disse o prefeito Medioli.

Parceria

No último sábado (4/7), foi publicada a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais - CIB-SUS/MG prorrogando o prazo do edital para o credenciamento excepcional de Leitos de UTI Adulto e Pediátrico classificados para Covid-19, possibilitando a contratação de novos prestadores, e aumentando o valor do custeio pelo governo – passando de R$ 800 para R$ 1.600 o valor unitário da diária do leito de UTI.

Com isso, o Estado equipara o seu custeio ao valor previsto na tabela do Ministério da Saúde (a partir da Portaria nº 568/2020). Este incremento de 100% é o resultado do esforço feito pelo Executivo estadual para garantir a prestação dos serviços de Saúde à população e qualificar a relação com os prestadores, contribuindo para que haja uma ampliação da oferta de leitos em todo o estado.

O edital é uma das frentes do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para enfrentamento da pandemia e possibilita que prestadores de serviços de Saúde, públicos ou privados, que possuam leitos de UTI novos, exclusivos para covid-19, ofereçam estes leitos à rede pública de Saúde do Estado.

O Estado também já repassou 28 respiradores para o município de Betim para tratamento de pacientes da doença.

Histórico

O Cecovid-Betim 4 foi aberto no prédio do Centro Materno-infantil (CMI), anexo ao Hospital Regional (HPRB), em 14 de abril, para atender casos mais graves com suspeita de covid-19. Inicialmente, foram implantados 50 leitos de CTI. A unidade hospitalar tem 7.886 m² de área construída, distribuída em sete andares e dispõe de um heliponto já aprovado pela ANAC.

Além disso, o Cecovid-4 tem capacidade de abertura de outros 60 leitos de UTI (totalizando 140), que estão sendo credenciados junto ao Governo de Minas e ao SUS, nos próximos dias, conforme demanda. O governador Romeu Zema visitou a unidade no dia 26/3 em busca de parcerias para ampliar a oferta de leitos disponíveis em Minas.

Com informações: Governo de Minas.