Novos tempos: nós tomamos decisões financeiras todos os dias - ALÔ ALÔ CIDADE

Novos tempos: nós tomamos decisões financeiras todos os dias

Compartilhar isso


Novos tempos.

Nós tomamos decisões financeiras todos os dias. A decisão financeira que tomamos hoje é diferente da decisão que nossos pais e avós tomaram. Nossos pais não precisavam se preocupar com previdência privada, eles não tinham acesso aos tipos de financiamentos que temos agora. Eles não tinham todos os cartões de crédito e todo esse crédito ao consumidor na ponta dos dedos, ao clicar de um botão. Eles não tinham empréstimos estudantis para possibilitar fazer uma faculdade. E além de tudo isto, vemos outra tendência inegável, os mercados financeiros em todo o mundo se tornaram mais complexos.

Nem todos os pais se sentem à vontade de falar sobre dinheiro com seus filhos. Sexo, política e religião são temas tabus e nem sempre são discutidos em família. Quando esta primeira barreira é superada, seguir os conselhos financeiros de nossos pais e avós, desde que nos levem a gastar menos do que ganhamos e como consequência guardar algum dinheiro, é um passo importante para buscarmos a independência financeira, mas não é mais suficiente.

Um conselho comum, que escutei de meus pais, e quase a totalidade de meus amigos também escutou é: - invista em imóveis! Temos uma tendência natural a investir em imóveis, afinal eu posso vê-lo, posso tocá-lo. Em um passado recente tivemos um aumento no preço dos imóveis, e este parecia ser o conselho ideal. Invista em imóveis.  Porém, de um tempo para cá estamos vivendo uma crise no mercado imobiliário e muitas pessoas que compraram imóveis estão com eles parados. Não conseguem alugá-lo e somente conseguem vendê-lo por um valor menor do que compraram.

Isto quer dizer que não devo investir em imóveis? Não, de forma alguma. Existem pessoas e empresas que ganham dinheiro com imóveis, ou seja, é possível ganhar dinheiro com imóveis. Porém é preciso entender do mercado para que se possa investir de forma correta e no momento correto. O ponto é: não existe um investimento ideal para todos.

Hoje temos acesso a profissionais especialistas em diversas áreas. Assim como o profissional especialista para projetar a sua casa é o arquiteto, e o profissional que deve fazer o parto de seu filho é o médico obstetra, procure um profissional de planejamento financeiro pessoal para se atualizar das diversas possibilidades de poupar e investir.   Para novos tempos, novas soluções! 


Leandro Paiva Planejador  Financeiro Pessoal 

+55 11 5693-9393 | +55 11 96765-0840 

https://gfai.com.br/leandropaiva/