Saúde avalia retomada das cirurgias eletivas em Minas Gerais - ALÔ ALÔ CIDADE

Saúde avalia retomada das cirurgias eletivas em Minas Gerais

Compartilhar isso

Secretaria também explica mudança na divulgação do boletim epidemiológico nos fins de semana


Saúde avalia retomada das cirurgias eletivas em Minas Gerais - Fábio Marchetto

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, afirmou, nesta sexta-feira (2/10), em coletiva virtual, que a realização de cirurgias eletivas receberá novas orientações. Os procedimentos – que não são de urgência – estavam suspensos no Estado desde março, como parte dos esforços prioritários do Governo de Minas no enfrentamento à pandemia. 

Uma nova deliberação ainda será elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para que a retomada possa acontecer em sintonia com os sinais de estabilização da pandemia em Minas.

“Nós precisamos retomar essas cirurgias, mas também precisamos ter a garantia de que, caso haja um aumento nos números da covid em Minas, as instituições hospitalares terão condições de manter o atendimento”, explica Amaral.

Medicamentos

Um dos principais impasses que envolvem a questão tem a ver com o uso eventual, nesses procedimentos eletivos, de alguns medicamentos necessários para o tratamento da covid-19. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, esse cenário pode gerar uma sobreposição desses procedimentos, prejudicando o enfrentamento à pandemia. 

“Temos dialogado para que possamos chegar a uma resolução que permita uma retomada segura das (cirurgias) eletivas e sem impacto na rede, levando-se em consideração que ainda não temos uma vacina para a covid-19”, observa Cabral.

Mudança

O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral também informou sobre a mudança na divulgação, aos finais de semana, do boletim epidemiológico da covid-19 em Minas Gerais.

“Tem-se observado uma queda considerável na atualização do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe). Por isso, o boletim epidemiológico da covid passará a ser publicado de segunda a sábado”, informa.

A SES-MG ressalta que, embora não esteja mais prevista a publicação do informe estadual da covid-19 aos domingos, os dados atualizados estarão disponíveis na plataforma www.coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.

Com informações Agência Minas.