Minas registra primeiro caso de reinfecção por coronavírus - ALÔ ALÔ CIDADE

Minas registra primeiro caso de reinfecção por coronavírus

Compartilhar isso

Paciente de 29 anos teve manifestação da doença num intervalo de 230 dias 

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 29 anos, que apresentou diagnóstico confirmado para covid-19 em maio de 2020 e voltou a desenvolver a doença em janeiro de 2021, com sintomas leves, sem necessidade de hospitalização. A confirmação foi feita por sequenciamento genético conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias. 

O caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde estabelecidos para investigação laboratorial de reinfecção, pela área técnica da SES-MG - o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs-MG). Foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelos Laboratório Central (Lacen), da Funed, e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).

Este é o primeiro caso de reinfecção confirmado laboratorialmente, em Minas Gerais. Demais dados sobre o monitoramento de casos suspeitos de reinfecção podem ser acessados no link do Boletim Epidemiológico Semanal de Reinfecção Associada a Covid-19.