Em 2021, equipes da Arteris Fernão realizaram mais de 22 mil atendimentos em pista - ALÔ ALÔ CIDADE

Em 2021, equipes da Arteris Fernão realizaram mais de 22 mil atendimentos em pista

Compartilhar isso

Concessionária atua 24h por dia garantindo a trafegabilidade da rodovia. Acionamentos para atendimento mecânico e retirada de objeto da pista estão entre as maiores demandas da equipe de operações           

Entre janeiro e março de 2021 a equipe da Arteris Fernão Dias atuou 22.188 vezes em atendimentos em pista, garantindo a mobilidade de veículos e produtos essenciais pelo eixo São Paulo - Minas Gerais. Entre os trabalhos mais desempenhados está o socorro mecânico, que representa 17.445 atendimentos. A retirada de objetos da via também é um serviço fundamental para garantir a segurança e é desempenhado de forma sistemática pelo time de inspetores de tráfego.

 

Outros atendimentos como socorro médico e guinchamentos também compõe o escopo de trabalho da equipe de operações. Diariamente, a concessionária recebe cerca de 370 acionamentos de usuário solicitando algum tipo de apoio. “Nossa equipe realiza a constante verificação da estrada o que possibilita um atendimento rápido aos usuários e uma atuação ágil e assertiva na liberação do trânsito em toda rodovia”, explica o gerente.

 

Por trás de toda passagem pela rodovia Fernão Dias existem 451 colaboradores empenhados em garantir uma viagem tranquila e segura para os mais de 200 mil usuários que trafegam diariamente pela BR-381. Esse time composto por inspetores de tráfego, guincheiros, operadores de pipa, operadores de munk, socorristas e controladores do Centro de Controle Operacional da Arteris Fernão Dias trabalham 24h para garantir que o condutor chegue ao seu destino.

 

O desempenho desta equipe da concessionária tem papel fundamental na vida dos motoristas. Mesmo ocorrendo em menor proporção do que outros acionamentos de usuários, todo atendimento a acidentes exige a presença de equipes preparadas e capacitadas para agir diante de qualquer cenário. Em alguns casos, se faz necessário o envolvimento de até dez áreas de atuação distintas entre elas o resgate, operações, meio ambiente, equipe de conserva de pavimento e o apoio de instituições como a Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos.

 

O Inspetor Fernando Miranda, chefe da 3ª Delegacia PRF/ATIBAIA-SP, destaca a importância do trabalho integrado para o sucesso da operação de uma rodovia. “O fortalecimento do relacionamento entre agentes da PRF e concessionária nos permite aplicar dinâmicas que contribuem para otimizar o tempo de resposta para todos os atendimentos ao usuário. A harmonia entre as ações da PRF e Arteris Fernão Dias é imprescindível para que o usuário seja bem atendido em tempo hábil e trafegue com maior segurança”, ressalta.

 

Além de promover a sinergia entre colaboradores, empresa e órgãos correlatos ao programa de concessão, a concessionária conta com um plano de contingência atualizado que contempla toda diversidade de cenários possíveis em uma rodovia. “Possuímos equipe preparada e equipamentos de ponta para atuar em todas as ocorrências. Nosso time de operações é treinado constantemente e ainda mantemos um diálogo efetivo e colaborativo com órgãos de fiscalização e ambientais para que o usuário tenha sempre o atendimento mais rápido e siga seu trajeto em segurança”, explica Edivaldo Braga.

 

Os cuidados e preparos antes de iniciar a viagem também são fundamentais para seguir pelo trajeto sem comprometer a própria segurança e não colocar em risco os demais usuários. Por esse motivo, os condutores devem ficar atentos a revisão periódica do veículo. Essa prática garante a segurança do condutor e dos itens que estiver transportando. 


Com informações Arteris Auto Pista