Policiais penais de 22 unidades prisionais mineiras já tomaram 1ª dose da vacina contra covid-19 - ALÔ ALÔ CIDADE

Policiais penais de 22 unidades prisionais mineiras já tomaram 1ª dose da vacina contra covid-19

Compartilhar isso




Balanço realizado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aponta que 22 unidades prisionais, entre presídios e penitenciárias, já tiveram 100% dos policiais penais imunizados com, pelo menos, a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Até esta quarta-feira (19/5), 34% dos policiais penais (5.655) e 56% dos servidores da área de Saúde (633) que atuam nas unidades estaduais já haviam sido vacinados.

Cerca de dez Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) têm pelo menos uma unidade prisional com todos os policiais penais vacinados com a primeira dose. Na 6° Risp, com sede em Lavras, 73% desses servidores já começaram o processo de imunização; já na 18° Risp, na região de Poços de Caldas, 69% do efetivo policial foi vacinado. 

A 4° Risp, cuja sede é em Juiz de Fora, cinco presídios contam com todos os profissionais da Segurança cobertos pelo menos pela primeira dose. Destas unidades, somente não foram vacinados aqueles funcionários que estão de férias, afastados ou que não receberam a dose por alguma orientação médica.

Vacinação

A vacinação é feita de acordo com a orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), que indica quais categorias de profissionais são prioritárias. As orientações são recebidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que as repassa para as prefeituras municipais, responsáveis pela aplicação das doses.

A diretora de Atenção à Saúde do Servidor da Sejusp, Vilene Magalhães, destaca que esse número de vacinados, mesmo não sendo o total de servidores, é bastante significativo. “Foi um avanço conseguirmos vacinar aqueles profissionais que estão mais expostos, que estão realmente na linha de frente, envolvidos com o transporte, por exemplo. Muito em breve teremos todos do Sistema de Segurança Pública vacinados, mas é preciso ter paciência, porque infelizmente não conseguimos atender a todos de uma vez”, argumenta.

Forças de Segurança

Os profissionais da Segurança Pública foram incluídos na vacinação a partir da 11ª remessa, recebida no início de abril. As doses da vacina foram disponibilizadas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs), conforme Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO). A imunização das Forças de Segurança está sendo ordenada por critérios de prioridade, visando contemplar os profissionais mais expostos à covid-19.