Pouso Alegre: início das atividades do Profesp/Conviver em parceria com o 14º GAC - ALÔ ALÔ CIDADE

Pouso Alegre: início das atividades do Profesp/Conviver em parceria com o 14º GAC

Compartilhar isso
Início das atividades do Profesp/Conviver em parceria com o 14º GAC - Foto: Ascom



Início das atividades do Profesp/Conviver em parceria com o 14º GAC - Foto: Ascom


No dia 21 de fevereiro o Programa Forças no Esporte (Profesp) e o Centro de Convivência (Conviver) iniciaram suas atividades nas instalações do 14º Grupo de Artilharia de Campanha - Grupo Fernão Dias.


O Profesp e o Conviver atenderam 300 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de idade entre 10 a 14 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, selecionadas e encaminhas por Escolas Municipais e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). 


Os alunos participam do programa três vezes na semana (segunda, quarta e quinta-feira) no contra turno escolar, realizando suas refeições nas instalações do Grupo Fernão Dias (café da manhã, almoço e lanche da tarde). Durante o ano letivo, os estudantes possuem as seguintes atividades: reforço de matemática e língua portuguesa, canto coral e música, artes visuais, informática, atividades recreativas e esportivas, artes marciais, orientações e encaminhamentos ao primeiro emprego e acompanhamento psicossocial, além das atividades cívicas em eventos e formatura no 14º GAC.

A parceria foi iniciada em 2014 quando o 14º Grupo de Artilharia de Campanha e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre-MG, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram o atendimento para 100 crianças e adolescentes da rede municipal. Em meados de 2017, essa parceria somou forças com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais, unindo o PROFESP do 14º GAC com Centro de Convivência (CONVIVER), programa de fortalecimento de vínculos da Prefeitura Municipal. 

Início das atividades do Profesp/Conviver em parceria com o 14º GAC - Foto: Ascom

Ainda em 2017, surgiu a necessidade de novas acomodações adequadas para atender os alunos. Deu-se então, início ao Projeto de reforma da antiga garagem de viaturas da 1º e 2º Bateria de Obuses para o tão sonhado Pavilhão de Instrução do Profesp/Conviver. 


A restauração foi concluída e inaugurada no início de 2019. A estrutura estava composta de uma sala para funcionários, direção, secretaria, sala de atendimento aos pais, duas salas de aulas dinâmicas, uma sala de artes visuais, um salão de jogos e lutas, além de banheiros com acessibilidade para meninos e meninas.

O 14º Grupo de Artilharia de Campanha e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre-MG estão sempre trabalhando juntos em prol do desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Início das atividades do Profesp/Conviver em parceria com o 14º GAC - Foto: Ascom