Prefeitura de Pouso Alegre divulga pesquisa para traçar o perfil dos ciclistas Pouso-Alegrenses - ALÔ ALÔ CIDADE

Prefeitura de Pouso Alegre divulga pesquisa para traçar o perfil dos ciclistas Pouso-Alegrenses

Compartilhar isso


Prefeitura de Pouso Alegre divulga pesquisa para traçar o perfil dos ciclistas Pouso-Alegrenses - Foto: Prefeitura de Pouso Alegre


A Prefeitura de Pouso Alegre iniciou nesta quinta-feira (27) uma pesquisa online para traçar o perfil dos ciclistas da cidade e identificar demandas relacionadas ao meio de transporte. Além disso, os resultados irão ajudar a administração a criar um planejamento e monitoramento da ciclomobilidade.


O objetivo do censo é adequar os pontos identificados pelos ciclistas. Além de incentivar a prática do esporte e lazer, a prefeitura quer fomentar a utilização de bicicletas como veículo de transporte, ajudando no desafogamento do trânsito de veículos no município.

Publicidade


A pesquisa está sendo conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento em parceria com a Superintendência de Esportes, por meio de um formulário eletrônico. “Nós criamos uma maneira simples e rápida para que o público consiga responder rapidamente e com isso, termos maior engajamento em algo tão importante. Ao final, iremos coletar os resultados e apresentar o senso dos ciclistas pouso-alegrenses”, destaca o Gerente de Turismo, Ricardo Bustamante.


Ainda segundo o Gerente, após a análise dos dados, será iniciada uma nova etapa. “A partir daí, vamos trabalhar em cima das demandas apresentadas para que possamos ser ainda mais assertivos e implementar as políticas locais que possam melhorar as condições de segurança e conforto para os praticantes de ciclismo”, afirma.

Prefeitura de Pouso Alegre divulga pesquisa para traçar o perfil dos ciclistas Pouso-Alegrenses - Foto: Prefeitura de Pouso Alegre


Cicloturismo

A pesquisa também irá ajudar a traçar projetos para o cicloturismo que é um dos segmentos turísticos que mais crescem na atualidade. Em Pouso Alegre, o projeto regional do “Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira” leva os visitantes a conhecerem áreas rurais de 16 municípios da região, através de estradas vicinais de terra.


Neste projeto foram demarcadas com apoio de ciclistas locais, três trilhas de ciclismo no município, com níveis de dificuldade baixo, moderado e difícil, e um trecho de longo curso com 541,6 Km com dezesseis trechos interligando todos os municípios, totalizando sessenta e quatro trilhas na região. 


Foram colocadas placas explicativas nos pontos de saída destes roteiros (marco 0), com informações básicas das trilhas e dos municípios, onde o ciclista, através do QR Code pode baixar as trilhas no aplicativo WikiLoc e realizar todo o percurso de forma autoguiada. 


A Placa Explicativa de Pouso Alegre está instalada na Praça Imaculada Coração de Maria, próximo ao Mercado Municipal. No site do Circuito, é possível visualizar as trilhas de todos os municípios e identificar os respectivos marcos 0.


O Guia completo pode ser baixado no perfil do aplicativo wikiloc:

https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=9911235


Formulário

Contribua respondendo às perguntas e convidando os seus amigos ciclistas a fazer o mesmo. Para participar, basta o ciclista acessar o link https://url.gratis/Trtxim e preencher o formulário.