EPAMIG detalha programação do Azeitech 2023 - ALÔ ALÔ CIDADE

EPAMIG detalha programação do Azeitech 2023

Compartilhar isso

Evento contará com atividades online no dia 29 e presenciais em 31 março


EPAMIG detalha programação do Azeitech 2023 - Foto: Erasmo Pereira - Ascom EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove neste mês de março mais uma edição do Azeitech. A programação será dividida em dois momentos: no dia 29, a partir das 17h, acontece o Painel Científico online, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da EPAMIG no YouTube e, no dia 31, de 7h às 12h, o 18º Dia de Campo de Olivicultura, no Campo Experimental de Maria da Fé.

Esta edição marca as comemorações dos 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no país, feita na EPAMIG em Maria da Fé, no dia 29 de fevereiro de 2008. “A programação vai destacar os avanços alcançados pela geração de tecnologias em todas as etapas da cadeia produtiva e também discutir e apresentar alternativas para algumas das principais demandas dos olivicultores neste momento, como nutrição e combate a doenças. Também vamos celebrar esses 15 anos, com o lançamento de um rótulo especial para os azeites da EPAMIG nesta safra”, adianta o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.

Publicidade



Painel Científico

A programação online contará com três mesas redondas. A primeira delas, que será moderada por Luiz Fernando de Oliveira, terá como convidados a representante do Conselho Oleícola Internacional (COI), Catarina Bairrão Balula, que vai falar sobre o tema “COI e o azeite no mundo” e o consultor gastronômico Marcelo Scofano que participará como debatedor.

Na sequência, o olivicultor português João Miguel Rosado, vai contar um pouco de sua experiência na produção do azeite “Amor é Cego”, no Monte da Oliveira Velha, localizado na região Centro-Sul de Portugal, a 17Km da cidade de Évora. “A ideia de convidar este produtor se deu por algumas similaridades entre as condições de cultivo dele e a olivicultura da Serra da Mantiqueira. A gente percebe que as práticas voltadas para uma produção menor, com foco na qualidade e as características da região que é montanhosa, de serra, vão possibilitar uma troca de experiências bem interessante”, comenta o engenheiro agrônomo, Pedro Moura que conduzirá o debate. Ana Beloto, azeitóloga e autora do livro “Azeite-se” também participará deste momento.

Encerrando a programação da noite, a engenheira agrônoma Patriciani Cipriano recebe os presidentes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, que abordará o tema “Ibraoliva e o azeite brasileiro” e da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Moacir Nascimento, que será o debatedor.

Dia de Campo e Mostra Tecnológica

No dia 31 de março, a programação terá início com visitas à 8ª Mostra Tecnológica, que reúne equipamentos e produtos relacionados à cultura. A abertura solene marcará o lançamento do rótulo comemorativo aos 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil. Em campo, três estações irão abordar os temas “Introdução à olivicultura”, “Estratégias para avaliação nutricional em olivicultura” e “Impacto de doenças no ponto de colheita e qualidade do azeite”.

“Temos realizado estudos sobre fertilidade do solo e nutrição de plantas com objetivo de estabelecer um balanço nutricional adequado, diagnosticando os nutrientes em escassez ou em excesso e as quantidades necessárias para a olivicultura. Pretendemos estabelecer recomendações para a Região da Serra da Mantiqueira com base na época, número de aplicações e fontes de fertilizantes, visando alcançar maior eficiência agronômica dos fertilizantes aplicados”, explica a engenheira agrônoma Patriciani Cipriano, acrescentando que “tais medidas podem aumentar a rentabilidade da produção e trazer economia ao olivicultor na aquisição de defensivos e fertilizantes”.

As atividades do Azeitech são gratuitas e não necessitam de inscrições prévias. Informações cemf.evento@epamig.br, (35) 3662-1227 - www.azeitech.com.br.


Com informações EPAMIG