EPAMIG participa de dia de campo sobre soluções para a cultura do café - ALÔ ALÔ CIDADE

EPAMIG participa de dia de campo sobre soluções para a cultura do café

Compartilhar isso

O projeto, que tem o apoio financeiro do Consórcio de Pesquisa Café e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)





EPAMIG participa de dia de campo sobre soluções para a cultura do café - Foto: Erasmo Pereira - Ascom EPAMIG


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é parceira da Nutrien Soluções Agrícolas, na realização do dia de campo sobre soluções para a cultura do café, que acontece na próxima segunda-feira, 20 de março, em Nepomuceno (Sul de Minas).


No evento, que será realizado no Sítio Refazenda, a partir de 8h, os pesquisadores da EPAMIG Gladyston Carvalho e Vinícius Teixeira Andrade, e da Embrapa Café André Dominghetti vão destacar a “Importância da avaliação regional na recomendação de cultivares de café”. A programação conta ainda com outras três estações “Uso de insumos biológicos na cafeicultura”, “Plantas de cobertura e seus benefícios para a cultura do café” e “Portfólio Nutrien”, comandadas por profissionais da Nutrien Soluções Agrícolas, da Ihara e Altech.

Publicidade




Recomendação regionalizada

A EPAMIG e a Embrapa Café conduzem um projeto que busca a identificação de variedades mais adequadas às diversas condições de clima, solo e relevo, em 41 municípios de diferentes regiões de Minas Gerais. O objetivo é monitorar o comportamento de 16 cultivares de café e recomendar as mais adequadas, com base em aspectos como produtividade, precocidade e qualidade, dentre outros.


“Em uma mesma região podemos encontrar diferentes condições de altitude, pluviometria, temperatura e outras mais, que interferem no desempenho final da cultivar. Com este projeto queremos chegar a indicações mais precisas que permitam ao produtor comparar as condições da propriedade e ter uma opção mais adequada no momento do plantio ou da renovação da lavoura”, explica o pesquisador Gladyston Carvalho, coordenador do trabalho.


O projeto, que tem o apoio financeiro do Consórcio de Pesquisa Café e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), baseia-se no modelo de unidades demonstrativas, já testado nas regiões do Cerrado Mineiro, em parceria com a Federação dos Cafeicultores, e do Sul de Minas, em parceria com a Cooxupé.

 

Soluções para a cultura do café

Data: 20 de março de 2023 (segunda-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Sítio Refazenda, Nepomuceno - MG

Informações: EPAMIG Sul (35) 3821-6244