EPAMIG ILCT assume curadoria de concurso da Expoqueijo - ALÔ ALÔ CIDADE

EPAMIG ILCT assume curadoria de concurso da Expoqueijo

Compartilhar isso

Evento será realizado no mês de agosto, em Araxá (MG)



EPAMIG ILCT assume curadoria de concurso da Expoqueijo - Foto: EPAMIG


A equipe do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) será responsável pela realização do Araxá International Cheese Awards, durante a Expoqueijo Brasil 2023. O Concurso, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, no Grande Hotel Termas Araxá, vai reunir queijos de diferentes partes do mundo.

A EPAMIG ILCT organiza, há 46 edições, o Congresso Nacional de Produtos Lácteos, que integra a programação do Minas Láctea, em Juiz de Fora. “Esta experiência nos levou a chancelar concursos no Brasil todo. A gente realiza concursos no Nordeste e no Norte do país. Faremos agora um em Rondônia, com metodologia toda nossa, desenvolvida pela nossa equipe de pesquisadores. E desta vez, fomos convidados a fazer a curadoria do Concurso da Expoqueijo, que internacional, mas que é mineiro como nós, o que justifica nosso envolvimento e participação”, afirma o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da EPAMIG, Junio de Paula.

As regras e o regulamento do Araxá International Cheese Awards são baseados nas metodologias utilizadas nos Concursos organizados pela EPAMIG ILCT, bem como a seleção dos juízes participantes. “A escolha é baseada em critérios técnicos e envolve a participação de profissionais de ensino, pesquisa e assistência técnica com experiência na questão do queijo artesanal”, explica o pesquisador.

Poderão participar queijos de leites cru e pasteurizado, de vaca, cabra, ovelha, búfala ou de origem mista. O edital, contendo as especificações para a inscrição e o envio de amostras e o detalhamento das categorias será disponibilizado, em breve, no site do evento https://www.expoqueijobrasil.com.br/. O período de inscrições será de 1º a 28 de julho, também pelo site.

É importante salientar que para participar os produtores do Brasil e exterior devem ter seus queijos habilitados por algum tipo de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal). O competidor poderá submeter apenas queijos produzidos e comercializados no cotidiano, sendo vedada a participação de versões exclusivas criadas apenas com o intuito de competir neste concurso. Caso haja o descumprimento de quaisquer das regras o produtor será penalizado, inclusive com perda da premiação.

Publicidade



Expoqueijo

A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards chega a sua terceira edição em 2023. O  Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e das suas vinculadas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), EPAMIG e  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participa da organização do evento.

EPAMIG ILCT assume curadoria de concurso da Expoqueijo - Foto: EPAMIG