Município da Serra Gaúcha investe em opção sustentável para o combate da dengue - ALÔ ALÔ CIDADE

Município da Serra Gaúcha investe em opção sustentável para o combate da dengue

Compartilhar isso

Prefeitura de Garibaldi aposta no plantio da crotalária, planta originária da Índia, como reforço para conter a proliferação do Aedes aegypti


Município da Serra Gaúcha investe em opção sustentável para o combate da dengue - Foto: Laura Kirchhof


Um município da Serra Gaúcha está apostando em um método sustentável para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti na região. A crotalária, uma planta originária da Índia, agora está sendo implementada pela Prefeitura de Garibaldi (RS), com o intuito de conter o avanço da dengue, comum nesta época do ano. A equipe de controle da doença vem plantando as sementes em lugares estratégicos, além de locais propícios à proliferação do mosquito, como beiras de riachos, açudes e áreas verdes.


A planta é geralmente usada como adubo verde em plantações e também no controle de pragas. Sua flor de coloração amarela exala um odor que atrai as libélulas, predadoras naturais do mosquito Aedes aegypti. “A larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue e a libélula adulta se alimenta do próprio mosquito. Por isso, acredita-se que pode reduzir o número de mosquitos, já que a libélula deposita seus ovos em locais de difícil acesso, como o Aedes”, esclarece o coordenador do Programa de Endemias, Carlos Veiga. A planta tem um rápido ciclo de crescimento, suas sementes levam de três a quatro meses para florescer. De porte médio, pode atingir de um a dois metros e meio de altura. 


Concomitantemente ao plantio, a Secretaria Municipal de Saúde também realiza trabalho de conscientização e sensibilização junto às escolas municipais. Recentemente, equipes estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Felicidade realizando uma palestra para alunos da quinta série, informando sobre a doença, sintomas e cuidados. Além disso, as equipes atuam na fiscalização dos focos do mosquito. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.


Hoje, a cidade não registra casos positivos de dengue. Para evitar a doença, a  secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, reforça que as ações de prevenção necessitam ser mantidas. “Precisamos estar atentos aos objetos depositados nos quintais, piscinas, caixa d’água abertas, vasos de plantas, pneus, entre outros, que ficam com água acumulada. A crotalária vai ajudar no combate à infestação, mas os cuidados nas residências devem ser redobrados, principalmente neste período de chuvas e calor”, destaca.

Publicidade



Medidas de prevenção:


A melhor forma de prevenir a dengue é evitar focos do mosquito, eliminando reservatórios com água parada:


- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda dos pratos para evitar o acúmulo de água;


- Livre-se de objetos que acumulam água;


-Trate piscinas com cloro;


- Tenha cuidado com o lixo. Amarre bem as sacolas e as deposite corretamente em lixeiras;


- Armazene as garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;


- Mantenha as caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;


- Mantenha as calhas desobstruídas e livres de folhas e galhos;


- Outras medidas de proteção individual que podem ser adotadas são o uso de repelentes e inseticidas e a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.

Município da Serra Gaúcha investe em opção sustentável para o combate da dengue - Foto: Laura Kirchhof