Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência - ALÔ ALÔ CIDADE

Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência

Compartilhar isso

Instituição se une a youtuber e escolas de arrecadação de brinquedos para o Espaço Reviver Kids, além de divulgar orientações para proteção contra abusos e outros crimes


Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está lançando uma campanha especial no mês da Semana das Crianças com o lema "A orientação é sempre o melhor caminho". Essa iniciativa abrange a atuação preventiva da Polícia Civil, que se uniu a parceiros na internet e na rede de ensino público e particular de Belo Horizonte e da região metropolitana. A campanha tem como objetivo fornecer orientações de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência, bem como arrecadar brinquedos novos ou em bom estado para as vítimas de abusos e outras formas de violência.

 

A PCMG está trabalhando em parceria com o youtuber Rikinho, a Escola Estadual Ordem e Progresso e o Colégio Santo Agostinho para arrecadar brinquedos que serão destinados ao Espaço Reviver Kids, localizado na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) na capital mineira. O Espaço Reviver Kids acolhe crianças que foram vítimas de violência.

Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência - Foto: Polícia Civil

A chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), delegada-geral Carolina Bechelany, enfatiza a importância da educação e sensibilização na prevenção de abusos contra crianças e adolescentes. Ela observa que mais de 80% dos abusos acontecem no ambiente familiar ou próximo e que frequentemente os agressores não têm perfis suspeitos. Portanto, é crucial sensibilizar tanto as vítimas quanto seus responsáveis legais.

Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência - Foto: Polícia Civil



O projeto, liderado pela Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), tem como objetivo utilizar a internet, frequentemente usada para cometer crimes presenciais, como uma ferramenta para combater delitos contra crianças e adolescentes. O youtuber Rikinho, que tem um público-alvo de crianças e adolescentes, ajudará a difundir as orientações através de seus canais nas redes sociais e dos canais oficiais da PCMG.

Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência - Foto: Polícia Civil

Além disso, a PCMG realizará palestras nas escolas, incluindo o Colégio Santo Agostinho, como parte da campanha. Os policiais civis também estão envolvidos em atividades educativas relacionadas à arrecadação de brinquedos para o mês das crianças. Estudantes que são embaixadores do projeto visitaram o Espaço Reviver Kids na Depca e levarão essa experiência para os alunos de suas escolas em Nova Lima, onde ocorrerá a campanha de arrecadação de presentes.

 

O influenciador digital Rikinho também participou da campanha ao realizar uma partida de futsal com crianças de 8 a 12 anos na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) em Belo Horizonte. Ao longo do mês, ele estará em unidades escolares, como o Colégio Ordem e Progresso, promovendo ações educativas direcionadas aos estudantes de 13 a 16 anos.

Polícia Civil de Minas Gerais lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência - Foto: Polícia Civil

A campanha também inclui a divulgação da cartilha "Violar os Direitos da Criança e do Adolescente é Crime. Denuncie", disponível no site da Polícia Civil. O encerramento da campanha está previsto para os dias 30 e 31 de outubro, com a entrega das doações no Espaço Reviver Kids da Depca, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, número 2.145, bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. A Polícia Civil de Minas Gerais está comprometida em proteger as crianças e adolescentes e prevenir abusos e crimes contra eles.

CIDADE NEWS

-