Governo de Minas anuncia pagamento para garantir Piso Nacional da Enfermagem - ALÔ ALÔ CIDADE

Governo de Minas anuncia pagamento para garantir Piso Nacional da Enfermagem

Compartilhar isso

Profissionais vinculados ao SUS-MG e ao Ipsemg receberão complementação financeira a partir de 7/12

 

Governo de Minas anuncia pagamento para garantir Piso Nacional da Enfermagem - Foto: Agência Minas

Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o Governo de Minas reforça seu compromisso com os profissionais da enfermagem ao realizar o pagamento da complementação financeira, assegurando o cumprimento do Piso Nacional. Essa medida beneficia os enfermeiros vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nas unidades públicas estaduais, bem como os que desempenham suas funções no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

 

Os valores a serem recebidos pelos profissionais seguem os critérios estabelecidos pela Lei 14.434.2022 e demais orientações do Governo Federal, observando o limite dos recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde/Fundo Nacional da Saúde.

 

No processamento da folha de novembro/2023, a ser paga no dia 7/12, o governo assegurou o pagamento retroativo aos profissionais de enfermagem da seguinte forma:

 Publicidade



1. Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig): valores referentes aos meses de maio a outubro/2023;

 

2. Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hemominas, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp): valores referentes aos meses de julho a outubro/2023;

 

3. Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e Ipsemg: valores referentes ao mês de outubro/2023.

 

Entretanto, diante da insuficiência dos recursos financeiros repassados pelo Governo Federal para o pagamento integral, será necessária a continuidade das tratativas junto ao Ministério da Saúde. O objetivo é regularizar todos os valores retroativos devidos aos servidores.

 

O Governo de Minas reafirma seu empenho em assegurar a adequação dos valores não integralmente regularizados na folha de novembro/2023, assim como a correção de eventuais cálculos incorretos. Os ajustes visam ocorrer nos processamentos das próximas folhas de pagamento, conforme a disponibilização dos recursos financeiros pela União. Essa iniciativa reforça o compromisso do estado em valorizar e reconhecer a importância dos profissionais da enfermagem.