Governo de Minas autoriza novo concurso para a Polícia Civil com 255 novas vagas - ALÔ ALÔ CIDADE

Governo de Minas autoriza novo concurso para a Polícia Civil com 255 novas vagas

Compartilhar isso

Autorização prova que mesmo dentro do RRF o Estado pode abrir novos processos seletivos e fazer nomeações de servidores


Governo de Minas autoriza novo concurso para a Polícia Civil com 255 novas vagas - Foto: Agência Minas

O Governo de Minas, por meio do Comitê de Orçamento e Finanças (Confin), demonstra seu compromisso com a segurança pública ao autorizar a abertura de um novo concurso público para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ofertando 255 vagas em diversas áreas. A medida, que inclui delegados, investigadores, peritos criminais e médicos-legistas, reflete a capacidade do Estado em promover avanços mesmo sob o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

 

As 54 vagas destinadas a delegados de polícia, 165 para investigadores, 26 para peritos criminais e dez para médicos-legistas destacam o esforço do governo em fortalecer os quadros da PCMG, ampliando a capacidade de investigação criminal em benefício dos mineiros.

Publicidade



É relevante ressaltar que Minas Gerais já opera sob o Regime de Recuperação Fiscal, aderindo a ele com autorização judicial. A permissão para o novo concurso sinaliza claramente que o RRF não impede o governo de realizar concursos e nomeações, enfatizando o compromisso do Estado com uma gestão responsável e fiscalmente equilibrada.

 

O governador Romeu Zema, ao reafirmar seu compromisso com o Estado e seus servidores, declarou: "Isso prova que mesmo executando o Plano de Recuperação Econômica, seguiremos contratando servidores com planejamento e transparência, aliviando o pagamento da dívida herdada dos governos passados”.

 

Com a autorização em mãos, a próxima etapa será a contratação da empresa responsável pela realização do concurso, sob a coordenação da Academia de Polícia Civil. A previsão otimista é que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2024.

 

Além dessa iniciativa, o Governo de Minas, em uma demonstração adicional de compromisso, publicou a nomeação de 624 profissionais da Educação aprovados no concurso de 2017. Dentre eles, 524 professores e cem especialistas em educação. Isso eleva para 6.624 o número de nomeações realizadas somente em 2023, evidenciando a capacidade do Estado de promover avanços mesmo em meio ao Regime do RRF.