Jornada de Foguetes: Aventura científica impulsiona paixão pela astronomia entre estudantes - ALÔ ALÔ CIDADE

Jornada de Foguetes: Aventura científica impulsiona paixão pela astronomia entre estudantes

Compartilhar isso

Evento promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica inspira jovens cientistas em Barra do Piraí, RJ

 


Jornada de Foguetes: Aventura científica impulsiona paixão pela astronomia entre estudantes - Foto: OBA


De 4 a 7 e de 11 a 14 de dezembro, a cidade de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro, se torna o epicentro de uma experiência fascinante para estudantes apaixonados por ciência. A Jornada de Foguetes, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), agita os corações dos melhores medalhistas da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

 

A programação intensa inclui palestras e oficinas práticas ministradas por astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentações de alunos e, é claro, o momento mais aguardado: o lançamento de foguetes em uma pista de pouso. Construídos com garrafas PET e alimentados por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, esses foguetes proporcionam uma experiência única aos participantes.

 

Os estudantes são desafiados a aprimorar seus conhecimentos em astronomia, física e química, enquanto constroem e lançam seus foguetes. O professor João Canalle, coordenador da OBA e da MOBFOG, destaca que a Jornada busca mostrar que o estudo pode ser emocionante, promovendo aprendizado de forma lúdica e divertida.

 Publicidade



"É uma iniciativa completa, que consegue reunir diversos aprendizados, como, por exemplo, liderança, inteligência emocional, trabalho em equipe, além de astronomia, física e química", ressalta o professor Canalle.

 

Os participantes são selecionados entre os que se destacaram na MOBFOG em suas escolas. Em 2023, a Jornada reunirá equipes do nível 3 (sexto ao nono ano do ensino fundamental) e do nível 4 (ensino médio), além de alunos do ensino médio que lançaram foguetes de propelente sólido (nível 5).

 

A OBA e a MOBFOG, realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), contam com o apoio de diversas instituições, reforçando o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Para mais informações e inscrições, basta acessar o site: www.oba.org.br.

Jornada de Foguetes: Aventura científica impulsiona paixão pela astronomia entre estudantes - Foto: OBA