Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - ALÔ ALÔ CIDADE

Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado

Compartilhar isso

Escola Estadual Emília Esteves Marques inova com projeto que une arte, química e interação estudantil

Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - Foto: SEE/MG

Na Escola Estadual Emília Esteves Marques, localizada em Carangola, na Zona da Mata mineira, o aprendizado sobre hidrogênio, metais, ametais, semimetais e gases nobres ganhou uma dimensão visual impressionante ao longo deste ano. O professor de física, Wellington Gomes Filho, conhecido como Letinho, trouxe uma abordagem única ao ensino, coordenando a pintura de uma tabela periódica gigante em uma das paredes do pátio, ocupando cerca de dois metros e meio de altura por quatro metros e meio de largura.

Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - Foto: SEE/MG

Com 30 anos de experiência no magistério, Letinho é reconhecido por suas abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser professor de química, ele percebeu o potencial multidisciplinar da pintura, oferecendo uma dinâmica que vai além do modelo tradicional de sala de aula.

 

"A pintura é uma ação multidisciplinar que permite desenvolver várias atividades, incluindo jogos de perguntas e respostas sobre os elementos. Além disso, há o processo de socialização e trabalho em equipe durante a confecção, já que a pintura foi realizada pelos próprios estudantes", destaca o professor, satisfeito com os resultados.

 

A atividade envolveu nove turmas do ensino médio, reunindo aproximadamente 200 estudantes na pintura dos 118 elementos químicos da tabela. Kauê Silvestre, estudante do 2º ano do ensino médio, destaca a eficácia da abordagem: "Achei muito interessante, pois, com o apoio das explicações dos professores de física e química, aprendi melhor a classificação e separação dos elementos."

Publicidade



A reprodução da tabela periódica gigante foi estrategicamente localizada em frente ao refeitório da escola, um ponto de grande circulação. O esboço da pintura foi delineado a lápis, e os elementos foram coloridos a partir dos moldes produzidos também pelos próprios alunos.

 

Maria Célia Carvalho, diretora da E.E. Emília Esteves Marques, expressa orgulho pelo projeto tanto pelo aspecto pedagógico quanto pela utilização criativa do espaço físico da escola no aprendizado dos alunos. "Cedemos uma parede da escola para a pintura e disponibilizamos o material necessário para a execução, como tintas, corantes e pincéis. Nos sentimos orgulhosos com o projeto pelo lado pedagógico e pelo aproveitamento do espaço físico da escola no aprendizado dos nossos alunos", afirma a diretora.


Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - Foto: SEE/MG