Segunda parcela do IPVA 2024 deve ser paga na próxima semana em Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Segunda parcela do IPVA 2024 deve ser paga na próxima semana em Minas

Compartilhar isso

Escala de vencimento do imposto vai de 19 a 23/2; pagamento pode ser feito em terminais, guichês e via Pix


Segunda parcela do IPVA 2024 deve ser paga na próxima semana em Minas - Foto: SEF-MG / Divulgação

Proprietários de veículos em Minas Gerais que optaram pelo pagamento parcelado do IPVA 2024 devem ficar atentos, pois a segunda parcela do imposto está programada para ser paga na próxima semana. A escala de vencimento abrange o período de 19 a 23 de fevereiro, começando pelos finais de placa 1 e 2 na segunda-feira e encerrando com os finais 9 e 0 na sexta-feira.

 

O pagamento pode ser efetuado de forma conveniente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados, incluindo Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander e Itaú. Importante notar que Banco do Brasil e Itaú aceitam a quitação apenas de correntistas.

 

Para os que optarem pelo pagamento em casas lotéricas, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), emitido exclusivamente no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). Uma alternativa moderna é o pagamento via Pix, disponível para contribuintes que tenham conta em qualquer instituição financeira ou banco digital.

 

Gerar o QR Code para o Pix é simples: basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br, selecionar a opção "Emissão da Guia do IPVA" na área do IPVA e seguir as instruções.

 

É crucial observar o prazo de pagamento, pois o não cumprimento gera multas e juros. A multa é de 0,3% ao dia até o 30º dia e 20% após esse período, além de juros calculados pela Taxa Selic.

 

Leônidas Marques, superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF/MG, destaca que quem não pagou a primeira parcela pode quitar junto com a segunda. Ele alerta ainda sobre possíveis golpes, reiterando que o site oficial da Secretaria é o único meio seguro para gerar QR Code do Pix ou emitir o Documento de Arrecadação Estadual.


Para saber mais detalhes sobre os cuidados para não ser vítima dos golpistas, clique aqui.