Caxambu na Vanguarda: Adesão ao Cidades do Futuro Reforça Compromisso com a Inovação - ALÔ ALÔ CIDADE

Caxambu na Vanguarda: Adesão ao Cidades do Futuro Reforça Compromisso com a Inovação

Compartilhar isso

Governo de Minas e 13 municípios do Sul embarcam em iniciativa para impulsionar eficiência administrativa e inovação contínua

Caxambu na Vanguarda: Adesão ao Cidades do Futuro Reforça Compromisso com a Inovação - Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG


Nesta quinta-feira (07/03), o município de Caxambu, localizado no Sul de Minas, fez história ao tornar-se o primeiro a aderir ao programa "Cidades do Futuro", uma iniciativa do Governo de Minas que visa promover a inovação nos municípios do estado. A solenidade de adesão contou com a presença do governador Romeu Zema e marcou o início de uma série de compromissos do governo na região.


Além de Caxambu, outros 13 municípios do Sul de Minas também assinaram o Termo de Adesão ao programa durante o evento, reforçando o compromisso regional com a busca por eficiência administrativa, atração de investimentos e inovação contínua.

Caxambu na Vanguarda: Adesão ao Cidades do Futuro Reforça Compromisso com a Inovação - Cristiano Machado / Imprensa MG

O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) em parceria com instituições como a Codemge, Sebrae Minas e AMM, visa beneficiar os mineiros, estimulando a eficiência administrativa e impulsionando o desenvolvimento do ecossistema de inovação local.


Romeu Zema destacou a importância do Cidades do Futuro para a melhoria da gestão municipal, afirmando que "à medida que este programa avançar, as administrações municipais ganharão muito em agilidade e efetividade nos processos."


O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressaltou a necessidade de parceria entre o governo e os municípios para tornar Minas Gerais um estado inovador. "Para isso, temos o Cidades do Futuro, um programa que visa exatamente essa parceria e que torna nossas cidades mais inteligentes, tecnológicas e inovadoras", afirmou.


Cidades do Futuro: Rumo à Inovação Municipal


O programa Cidades do Futuro foca em cinco pilares principais para aprimorar os processos municipais:

- Tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis a todos;

- Simplificar processos de implementação de tecnologias;

- Medir o estágio de maturidade dos processos municipais;

- Impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação local;

- Capacitar os servidores municipais sobre o processo de implementação dessas soluções, com o foco em inovação na gestão municipal.


O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Bruno Araújo, destacou o potencial do programa para aprimorar os processos de gestão municipal, proporcionando benefícios aos cidadãos. "O Cidades do Futuro visa impulsionar a inovação nos municípios mineiros, trazendo mais celeridade nos serviços prestados pelas prefeituras e mais qualidade de vida", afirmou.

Publicidade



Sei! Municipal: Digitalização dos Processos


Durante o evento, foi apresentado aos municípios o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), uma ferramenta coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O sistema permite a tramitação digital de documentos e já ultrapassou a marca de 76 milhões de documentos em sua base de dados.


O Sei! Municipal, uma frente do Cidades do Futuro em parceria com o TRF4, MGI e desenvolvido pela Prodemge, foi apresentado como uma solução para a redução de custos e otimização de processos nas prefeituras.


Minas Santa: Turismo Religioso e Econômico


Em Baependi, o governador Romeu Zema conheceu o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a casa da beata Nhá Chica, destacando o turismo religioso como impulsionador do desenvolvimento econômico da cidade. Baependi integra o Programa Minas Santa, da Secult, que visa promover o turismo e a cultura no estado.


Outros Compromissos no Sul de Minas


O governador também visitou Ritápolis e Soledade de Minas, fortalecendo o diálogo com moradores, prefeitos e lideranças regionais. A série de agendas será concluída nesta sexta-feira com compromissos em Carmo de Minas, Jesuânia, Lambari, São Lourenço e Cambuquira.

Caxambu na Vanguarda: Adesão ao Cidades do Futuro Reforça Compromisso com a Inovação - Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG