Crianças da zona rural de Varginha aprendem a fazer cinema usando o celular - ALÔ ALÔ CIDADE

Crianças da zona rural de Varginha aprendem a fazer cinema usando o celular

Compartilhar isso

Oficinas de linguagem audiovisual promovidas pelo projeto "Lumiere - Mostra de Cinema na Roça 2024" encantam os pequenos da região

Crianças da zona rural de Varginha aprendem a fazer cinema usando o celular - Foto: @cafeinapubli


As crianças da zona rural de Varginha (MG) estão mergulhando no universo do cinema de uma forma única e empolgante. Graças ao projeto "Lumiere - Mostra de Cinema na Roça 2024", promovido pela Faz Cultura Produtora e liderado pelo cineasta e mestre tricordiano, Patrick Moyses, os pequenos têm a oportunidade de aprender a produzir curtas-metragens utilizando apenas um celular.

 

Patrick Moyses leva até as escolas rurais não só a história do cinema, mas também ensina técnicas de produção audiovisual, proporcionando uma experiência enriquecedora para os alunos. "Isso é importante para que eles possam desenvolver, não só na área cinematográfica, mas também usar o celular com outro recurso. Com o celular, a gente pode fazer filmes, a gente tem a qualidade em HD, o stop motion, que é exatamente o que a animação faz, dar vida aos objetos. É dar movimento à imaginação dessas crianças", destaca Patrick.

 

As oficinas são conduzidas de forma simples e acessível, utilizando materiais do dia-a-dia das crianças, como massinha de modelar, biscuit e peças similares a lego. Nesta semana, as atividades aconteceram na Escola Municipal Emílio Justiniano de Rezende Silva, onde os alunos assistiram a curtas-metragens na segunda-feira e colocaram a mão na massa na terça-feira.

 

A secretária municipal de educação de Varginha, Juliana Mendonça, ressalta a importância de trazer a cultura para o cotidiano das crianças e adolescentes. "Hoje, a criança vive nesse universo, então é importante que nós possamos potencializar o uso das ferramentas tecnológicas, o uso da criatividade, do pensamento criativo, para que realmente ela se complete dentro da sua formação acadêmica", destaca Juliana.

Publicidade



Ao todo, 80 crianças, com idades entre 8 e 12 anos, de quatro escolas rurais de Varginha serão beneficiadas pelas oficinas. Na próxima semana, o projeto chega à E. M. Paulo Cândido de Figueiredo, onde mais crianças terão a oportunidade de se encantar pelo mundo do cinema.

 

A "Lumiere - Mostra de Cinema na Roça 2024" conta com o apoio estrutural do Ponto de Cultura, Associação Artística Russilvânia Galo, e o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Varginha e Secretaria de Educação.