Alerta em Pouso Alegre: macaco encontrado morto reforça importância da vacina contra febre amarela - ALÔ ALÔ CIDADE

Alerta em Pouso Alegre: macaco encontrado morto reforça importância da vacina contra febre amarela

Compartilhar isso

Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção na região do Anhumas



Alerta em Pouso Alegre: macaco encontrado morto reforça importância da vacina contra febre amarela - Foto: Ascom

A Prefeitura de Pouso Alegre (MG), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que um macaco foi encontrado morto na região do Anhumas nesta quinta-feira (20). O caso foi notificado como epizootia (morte de primata não humano), conforme protocolo do Ministério da Saúde, uma vez que o animal estava em estado avançado de decomposição, impossibilitando a coleta de amostras para análise.

Embora os macacos não transmitam a febre amarela, eles são considerados sentinelas essenciais para o monitoramento da circulação do vírus. Diante disso, a Prefeitura reforça o alerta para que os moradores da área rural, especialmente da região do Anhumas, atualizem sua situação vacinal contra a febre amarela.


Na manhã desta sexta-feira (21), equipes de saúde realizaram uma varredura na região do Anhumas para identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor da febre amarela e orientar os moradores sobre medidas preventivas.


Amanhã, sábado (22), todas as unidades de saúde com sala de vacina na área rural estarão abertas para atender a população. Os moradores devem comparecer levando o cartão de vacinação para avaliação dos profissionais.


A Prefeitura reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra a febre amarela e solicita a colaboração da população para proteger a saúde coletiva e evitar novos casos da doença.



CIDADE NEWS

-