INSS e Correios liberam respostas sobre descontos indevidos em benefícios - ALÔ ALÔ CIDADE

INSS e Correios liberam respostas sobre descontos indevidos em benefícios

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Aposentados e pensionistas já podem verificar as justificativas das entidades a partir desta segunda-feira (16)

INSS e Correios liberam respostas sobre descontos indevidos em benefícios - Foto: divulgação

A partir desta segunda-feira (16/06) os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma nova ferramenta para acompanhar as contestações de descontos em seus benefícios. As agências dos Correios em todo o Brasil começam a disponibilizar as respostas das entidades sobre as cobranças realizadas, oferecendo mais transparência e orientação aos segurados.


As justificativas estão sendo liberadas gradualmente. Aqueles que já contestaram algum desconto poderão começar a receber as respostas enviadas pelas entidades, compreendendo os próximos passos a serem seguidos. É importante ressaltar que o resultado estará disponível somente após o prazo de 15 dias úteis contados a partir da data da contestação.


Até o momento, mais de 900 mil contestações já foram realizadas nas agências dos Correios em todo o país. A lista completa das agências habilitadas pode ser consultada no site dos Correios e no site do INSS, além de ser possível obter informações pelo número 135.


O que os beneficiários podem fazer nas agências dos Correios:


·       Consultar se houve algum desconto em seu benefício;

·       Contestar descontos não autorizados;

·       Confirmar se algum desconto foi autorizado;

·       Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);

·       Analisar documentos enviados por associações;

·       Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.


E se a entidade não responder ou não comprovar o desconto?


Se a entidade não enviar a resposta ou informar que não possui os documentos comprobatórios, o INSS iniciará um processo de cobrança para que os valores descontados sejam devolvidos. Nesses casos, o beneficiário não precisa tomar nenhuma ação, mas deve aguardar mais informações e continuar acompanhando o 

andamento do pedido pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.

O INSS já está emitindo Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as entidades efetuem a devolução dos valores cobrados indevidamente. Caso o pagamento não seja realizado em até 5 dias úteis, o Instituto encaminhará o caso à Advocacia Geral da União (AGU) para que as medidas judiciais cabíveis sejam adotadas, responsabilizando as entidades ou seus sócios.


Quando a entidade informar que tem documentos ou que há um processo na Justiça:


Nessa situação, o aposentado ou pensionista precisará se manifestar, informando se concorda ou não com a resposta apresentada pela entidade. O prazo para essa manifestação é de 30 dias corridos a partir do recebimento da resposta.


A resposta pode ser dada de duas formas:


Pelo aplicativo Meu INSS, funcionalidade disponível desde 9 de junho;


Ou nas agências dos Correios, a partir de 16 de junho (mesmo que a contestação tenha sido iniciada por outro meio). É crucial ir à agência somente após o prazo de 15 dias úteis da contestação, tempo que a entidade tem para responder.


Mesmo que o prazo de 15 dias úteis para a entidade já tenha vencido, a informação pode demorar um pouco para aparecer no sistema devido ao grande volume de dados. Por isso, é fundamental que os beneficiários continuem acompanhando suas solicitações pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135.


O INSS reforça que não envia mensagens por WhatsApp, não liga nem envia e-mail ou SMS com links para consulta ou confirmação de dados. As informações oficiais sobre as contestações são disponibilizadas exclusivamente pelos canais oficiais. Em caso de dúvida, os usuários não devem compartilhar dados pessoais com desconhecidos.





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