Tempo firme abre a terça-feira mas instabilidade e risco de temporais avançam pelo Brasil - ALÔ ALÔ CIDADE

Tempo firme abre a terça-feira mas instabilidade e risco de temporais avançam pelo Brasil

Compartilhar isso

Frente fria no Sul e circulação de umidade no Sudeste devem provocar pancadas fortes e alagamentos isolados; calor segue predominando em todas as regiões

Tempo firme abre a terça-feira mas instabilidade e risco de temporais avançam pelo Brasil - Foto: Climatempo

A terça-feira (17) apresenta um cenário meteorológico de transição em grande parte do território nacional. Embora o dia tenha começado com tempo firme em diversas localidades, a previsão indica que as instabilidades ganharão força com o passar das horas. Na Região Sul, a aproximação de uma nova frente fria, combinada a uma área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, deve trazer chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e para o oeste de Santa Catarina e do Paraná, com potencial para tempestades.


No Sudeste e no Centro-Oeste, o transporte de umidade favorece a ocorrência de pancadas moderadas a fortes, especialmente em Minas Gerais, no Espírito Santo e nos estados de Mato Grosso e Goiás. Já nas regiões Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa, mantendo o alerta para temporais em uma ampla faixa que vai do Amazonas ao Rio Grande do Norte. A combinação de chuva forte em curto intervalo de tempo pode gerar transtornos urbanos, como alagamentos e elevação do nível de córregos.


Mesmo com a previsão de chuva, as temperaturas devem permanecer elevadas na maior parte do país, reforçando a sensação de abafamento. A recomendação dos órgãos de monitoramento é de atenção redobrada para áreas de risco, uma vez que as pancadas isoladas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Enquanto o Sul lida com a nova frente fria, o Sudeste foca na circulação marítima que alimenta as nuvens carregadas ao longo da tarde.




HORA DO FATO

-