Ação integrada mobilizou helicóptero, barcos e internet por satélite nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca para sufocar crimes ambientais
Uma
megaoperação integrada com mais de 100 agentes públicos desarticulou uma forte
rede de mineração clandestina que provocava severos danos ambientais em
importantes mananciais do Sul de Minas Gerais. Batizada de Operação Protetor
dos Biomas, a ofensiva aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho, concentrando as
patrulhas nas calhas dos rios Verdes, Baependi e Aiuruoca para combater o
garimpo irregular, o desmatamento e as queimadas que ameaçavam o ecossistema de
seis cidades da região.
![]() |
| Megaoperação contra garimpo clandestino destrói 22 dragas e prende cinco pessoas no Sul de Minas, MG - Foto: PMMG |
A
mobilização contou com o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, o BOPE e
o Comando de Aviação do Estado, que atuaram em conjunto com a Polícia Federal,
o Ibama, a Agência Nacional de Mineração e a Semad. Sob a liderança do capitão
Flávio Andreote, a força-tarefa empregou 84 militares, 26 viaturas, 11 drones,
10 barcos e sete antenas Starlink para garantir a comunicação via satélite em
áreas isoladas, além do suporte aéreo do helicóptero Pégasus. As equipes
chegaram aos 24 alvos mapeados a partir de investigações de inteligência e
denúncias feitas pela população rual.
Ao todo, a
Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e os agentes
lavraram 33 autos de infração. O balanço final apontou um prejuízo estimado em
380 mil reais para os investigados. Foram confiscados 300 gramas de ouro bruto,
carros, motocicletas, motores de polpa e 11 barcos de alumínio. Diante da
impossibilidade de remoção segura devido ao difícil acesso e ao risco
operacional, 22 dragas poluidoras foram destruídas e queimadas pelas equipes
diretamente no ambiente aquático.
![]() |
| Megaoperação contra garimpo clandestino destrói 22 dragas e prende cinco pessoas no Sul de Minas, MG - Foto: PMMG |
Cinco
pessoas foram conduzidas pelas autoridades, sendo três presas em flagrante, uma
liberada após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência e outra ouvida
pelos delegados. A Polícia Federal confirmou que o esquema contava com
moradores de Três Corações e Conceição do Rio Verde, mas também atraía
garimpeiros oriundos de Goiás e do Pará. O Ibama alertou para a gravidade da
degradação hídrica, destacando que o revolvimento do fundo dos rios mata a vida
aquática e gera risco iminente de contaminação por mercúrio em mananciais que
abastecem vários municípios do Sul de Minas.
.png)
.png)




.gif)







Nenhum comentário:
Postar um comentário