Fonte de águas medicinais, parque está abandonado em Conceição do Rio Verde - ALÔ ALÔ CIDADE

Fonte de águas medicinais, parque está abandonado em Conceição do Rio Verde

Compartilhar isso
22/10/2013 15h44 - Atualizado em 22/10/2013 15h44

Fonte de águas medicinais, parque está abandonado no Sul de Minas

Bomba d'água queimou e parque de Conceição do Rio Verde está fechado.
Desde que fábrica de envase de água foi interditada, local foi abandonado.

Conhecido por suas águas ricas em propriedades medicinais, o Parque das Fontes de Contendas, em Conceição do Rio Verde (MG), está abandonado. No local, foi construída uma fábrica de envasamento de água, administrada por uma empresa privada que tem a concessão da área, mas após ser interditada pela Vigilância Sanitária, não foram feitos mais investimentos no parque. No mês passado, funcionários da manutenção deixaram o local alegando falta de pagamento e a bomba que retirava as águas da fonte queimou. A associação de moradores busca uma solução para o problema.
Desde 1997, o direito pela exploração das águas e do parque é da empresa Super Fonte. A concessão foi dada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) num contrato de duração de 20 anos. Segundo os moradores da cidade, a empresa nunca investiu na revitalização e manutenção do parque. O interesse da Super Fonte seria investir em uma fábrica que foi construída assim que a empresa conseguiu a concessão do parque.
A fábrica chegou a envasar 10 mil litros de água mineral por dia. Em 2011, a Vigilância Sanitária interditou o local. Apenas três funcionários ficaram responsáveis por abrir e fechar o parque, mas em setembro, por falta de pagamento, todos da empresa foram embora.
O presidente da Associação de Moradores do Distrito de Contendas, Isaque Domingues Branco, fica com as chaves do parque. Segundo ele, os funcionários da empresa tentaram entregar as chaves para as autoridades, mas todos se recusaram a aceitar.
"O que falta é a prefeitura estar junto com a associação e não nos deixar sozinhos com a chave de um galpão que é responsabilidade da Codemig. Nós temos um documento assinado pela Codemig onde foi prometido R$ 200 mil para revitalização do parque", afirma Branco.

 
Para piorar a situação do parque, a bomba d'água queimou em setembro deste ano, e desde então, o local está fechado. O secretário de turismo de Conceição do Rio Verde, Alfredo Meireles Rezek, diz que o município já conseguiu o direito de administrar o parque, mas que esbarra numa burocracia pare investir no local: a Super Fonte ainda tem a concessão para explorar o lugar.
"A concessão foi dada para a Super Fonte em 1997 e a empresa não obedeceu os critérios do contrato regido pela Codemig, é aonde se encontra o litígio da Codemig com a Super Fonte. A prefeitura está como uma terceira pessoa [nessa história], ela está querendo resgatar a condição do parque e das águas", explica Rezek.



O Parque das Fontes de Contendas possui três tipos de água: ferruginosa, magnesiana e gasosa de vanádio. O município tem um projeto para um novo parque, que custaria cerca de R$ 500 mil. A construção seria em parceria com o estado, mas enquanto a concessão ainda está na mão de outra empresa, o secretário diz que, pelo menos, a bomba d´água vai ser substituída.
Até a publicação desta reportagem, a Codemig e a empresa Super Fonte não retornaram contato com uma posição sobre o assunto.


Veja mais em: http://glo.bo/19s2E5Z