Entidades cobram fiscalização de charretes em São Lourenço MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Entidades cobram fiscalização de charretes em São Lourenço MG

Compartilhar isso

Protesto foi realizado no Centro da cidade para cobrar rigor da prefeitura. Movimento surgiu após a morte de um cavalo que transportava turistas. 

02/02/2014 16:08
Para cobrar mais rigor na fiscalização do serviço dos charreteiros e melhorias nas condições de trabalho dos cavalos, entidades protetoras dos animais fizeram uma manifestação durante este sábado (1) em São Lourenço (MG). O protesto percorreu o Centro da cidade e terminou na Praça João Lage, em frente ao Parque das Águas, onde houve um princípio de discussão com os charreteiros.

“É uma situação muito complicada. Nós só queremos medidas para solucionar a situação de maus tratos a estes animais que já são tão sofridos”, destacou a aposentada Rosemarie de Jesus Sobral.

Entidades pedem rigor em fiscalização (Foto: Reprodução EPTV / Carlos Cazelato)
Entidades pedem rigor em fiscalização (Foto: Reprodução EPTV / Carlos Cazelato)

Atualmente, 153 charretes estão cadastradas pela prefeitura e o passeio é uma das principais atrações turísticas da cidade. O movimento surgiu depois que um cavalo morreu enquanto puxava uma charrete com turistas. Na época, testemunhas disseram que a charrete transportava 9 pessoas.

Entretanto, no boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente consta que o animal não aparentava sinais de maus tratos. O caso aconteceu em junho de 2013, mas os protetores dos animais pedem rigor e urgência na fiscalização, já que são feitas apenas duas inspeções por ano.

O presidente da Organização Protetora dos Animais, José Luiz Mendes acusa alguns charreteiros de maus tratos. “Muitos deles deixam os animais sem água e comida e desrespeitam a capacidade máxima de passageiros que a charrete pode carregar. Os animais trabalham o dia todo”, disse.

O presidente da Associação dos Charreteiros de São Lourenço, Nelson Roque Maciel rebate as acusações. “Todos os animais são bem cuidados, bem alimentados, bebem água e carregam somente a quantidade de passageiros permitida por lei”, argumentou.

Já o diretor de fiscalização e regulação urbana da prefeitura, Paulo Fernando de Oliveira Dias, afirma que são feitas duas inspeções por ano para conferir as condições das charretes e a saúde dos animais. “Além destas inspeções animais, temos fiscais que verificam as condições de trabalho às quais os animais são submetidos”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, a partir da próxima semana, novas medidas serão adotadas para garantir o bem-estar dos animais. “Serão instalados chips para monitorar os animais e os donos das charretes. Será criado também um circuito exclusivo para as charretes percorrerem”, completou.


Leia mais em: G1