Bebê com má formação no coração passa por cirurgia em SP
Davi Guimarães Alexandre foi operado no Beneficiência Portuguesa.
Criança se recupera na UTI cardíaca; ela ainda vai passar por cirurgias.
O bebê Davi Guimarães Alexandre, que estava internado em Pouso Alegre (MG) com problemas no coração, passou por cirurgia na noite desta quarta-feira (23) em São Paulo. A criança foi transferida no sábado (19) para o Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.
Segundo a família, a cirurgia durou cerca de oito horas e terminou na madrugada desta quinta-feira (24). Ainda conforme a família, o procedimento foi satisfatório. A criança se recupera na UTI cardíaca do hospital. Segundo a mãe, Ana Rita Guimarães, Davi ainda terá que passar por mais duas cirurgias que ainda não foram marcadas.
O caso
Davi tem uma má formação no ventrículo esquerdo, uma das vias responsáveis por bombear sangue. A criança vivia no Hospital Samuel Libânio desde que nasceu, no dia 7 de setembro. Para conseguir uma vaga em hospitais que possam realizar o procedimento, a família, que é de Ouro Fino (MG), procurou a Defensoria Pública e conseguiu na Justiça a transferência da criança. O menino aguardava vaga em um hospital que pudesse realizar o procedimento cirúrgico há mais de um mês.
No dia 13 de setembro, o juiz João Cláudio Teodoro determinou que o bebê fosse transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Em caso de descumprimento, o Estado de Minas Gerais deveria pagar multa de R$ 50 mil por dia aos pais do bebê.
Após a divulgação do caso, em contato com o G1, a assessoria de imprensa do Hospital Beneficência Portuguesa havia informado que a instituição não estava cadastrada na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade e que por isso, não poderia receber a criança. No entanto, a ação judicial foi cumprida e o bebê foi para o hospital em 19 de outubro.
Davi nasceu com má formação no coração e precisa de cirurgias (Foto: Arquivo da família)
Veja mais em: http://glo.bo/18P18vp