Barragem impede escoamento de produtos em São Gonçalo do Sapucaí - ALÔ ALÔ CIDADE

Barragem impede escoamento de produtos em São Gonçalo do Sapucaí

Compartilhar isso
28/11/2013 13h07 - Atualizado em 28/11/2013 20:21                            

Barragem impede escoamento de produtos em São Gonçalo do Sapucaí

Chuvas alagam ponte e prejudicam saída de produtores rurais.
Prefeitura disse desconhecer o problema e q prometeu medidas.

Os reflexos da chuva desta semana continuam afetando a região. Em São Gonçalo do Sapucaí (MG), os produtores rurais sofrem com uma barragem construída no Distrito de Ferreiras. Com o excesso de água, ela transborda e alaga as estradas rurais, além de comprometer escoamento dos produtos rurais, além do trânsito dos agricultores e também dos estudantes.

De acordo com os produtores, o córrego transborda por causa de uma barragem feita pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A companhia represou a água para a captação e distribuição no município durante o período de estiagem, só que na época das chuvas, o nível da água aumenta tanto e inunda, o que atinge nas áreas de plantio dos produtores rurais da região.

O escoamento da produção também fica prejudicado com a inundação, já que a única passagem e acesso às propriedades é feito pela ponte de madeira, por onde passam os caminhões.

A cada chuva mais forte, a área fica debaixo d´água. Durante esta semana, moradores do Distrito de Ferreira ficaram ilhados durante quatro dias. “A água invadiu as plantações e quase ultrapassou essa ponte de madeira. Ficamos sem ter como circular pelas estradas e as crianças perderam aula”, comentou o produtor Rodrigo César Teodoro.

Com o problema, há 8 anos cerca de 4 hectares de terra do produtor rural Olímpio César Nogueira estão improdutivos por causa dos alagamentos. “Na época das chuvas, a área enche e fica sem escoamento, o que acaba encharcando a área durante boa parte do ano”, disse.

Barragem impede escoamento de produtos em São Gonçalo do Sapucaí (Foto: Reprodução EPTV)
Questionado, o secretário de Planejamento e Gestão de São Gonçalo do Sapucaí, José Ibraim Nogueira, esclareceu que a prefeitura não tinha conhecimento da situação da ponte no Distrito Ferreira e que a Secretaria de Obras deve visitar o local para estudar quais medidas tomar.

A Copasa, que é responsável pela barragem, foi procurada, mas até a publicação desta reportagem não havia retornado com as informações solicitadas.



Veja mais em: G1

CIDADE NEWS

-