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Cidade elabora roteiro para entrar na rota do desenvolvimento turístico

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Cidade elabora roteiro para entrar na rota do desenvolvimento turístico

17/11/2013 14:15

Turismo pode alavancar o progresso do município”, afirma a diretora do Turismo Alessandra
Uma parceria entre a Prefeitura de Conceição das Pedras, o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão promovendo junto a produtores rurais e empresários do município uma série de consultorias que visam elaborar um roteiro turísticos dos seus principais atrativos naturais.
Município faz parte do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas ao lado de outras 7 cidades vizinhas, que se associaram para organizarem e desenvolverem atividades que reúnem afinidades culturais, ambientais e econômicas.

 
Segundo a diretora de Turismo Alessandra Aparecida dos Santos, o objetivo é desenvolver um roteiro buscando alternativas de pontos turísticos na cidade e na zona rural como outras opções para os turistas que visitam a cidade. “Com essa finalidade, trouxemos um consultor que vai apresentar o projeto para alguns empresários e que vai tratar sobre vários itens que deverão ser trabalhados para o desenvolvimento do roteiro turístico local. Espero que todos os presentes sejam parceiros no desenvolvimento desta iniciativa“, explicou.

Alessandra destaca que o turismo pode alavancar o progresso do município e que os moradores, empresários e produtores locais já estão voltados para essa questão. “Estamos vivendo a crise do café e o produtor rural está desanimado com o preço do produto. É por isso que eu acredito que o turismo é a nossa saída, temos aqui belos atrativos turísticos, como, a Pedra Branca, o Santuário de Santo Expedito e produtores de café de excelência”, afirma.

O consultor Marcos Delgado ressalta que a principal missão do Sebrae é a roteirização que tem com proposito identificar a infraestrutura física, o grau de entendimento e de interesse do microempresário e que esse é um trabalho de médio a longo prazo.

“Percebemos que alguns empresários sabem que aqui tem uma beleza cênica muito relevante no aspecto natural e cultural, mais tem alguns ainda com uma certa dificuldade de enxergar como isso pode ser comercializado atraindo os turistas pra região”, disse.

Marcos explicou que o primeiro passo e conhecer os pontos que possuem e quais são os principais atrativos. “Temos que estabelecer quais são os carros chefes e com base nisso definir qual é o perfil do público alvo, com isso eles vão poder oferecer um produto de melhor qualidade, contribuindo então para a geração de empregos e renda e consequentemente uma melhor qualidade vida”, explica.
 
 
Marcos Delgado (Consultor do Sebrae), Alessandra Aparecida Santos (diretora municipal de Cultura e Turismo), e Eduardo Lanza, (agente de desenvolvimento regional do circuito turístico, Caminhos do Sul de Minas).
 
 
Um dos possíveis pontos e o Sítio São Joaquim, do produtor Josemar de Oliveira Sandi, ele foi classificado como sendo o cafeicultor do melhor café do Brasil pela “Cup of Excellence Natural Late Harvest” com a safra de 2012. Josemar disse que a ideia é boa, principalmente para o produtor de café. “É mais um ponto pra gente obter um espaço e principalmente agregar mais valor ao nosso produto. Além de despertar o pessoal à enxergar novos horizontes”, finaliza.


Os lugares visitados foram Santuário Ecológico Santo Expedito, Sítio São Joaquim, Alambique Farias e a Pedra Branca.

















































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