Governo libera mais de R$ 150 mil para pagamento do 'Programa de Educação Profissional' em Passos
28/11/2013 23:02O Governo de Minas liberou o pagamento de parcelas do PEP (Programa de Educação Profissional) para as três instituições de ensino beneficiadas pelo programa em Passos. Ao todo foram pagos mais de R$ 150 mil para o Instituto Educacional Maris Célis, o Centro de Formação Profissional de Nivel Médio (CEFAN) e a Escola Técnica de Passos (ETEP). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo deputado estadual Cássio Soares, que foi informado dos pagamentos pela secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
Desde que foi informado do atraso nos pagamentos do programa, o deputado tem buscado soluções para o impasse, sendo o porta-voz das instituições de Passos junto ao Governo do Estado. No dia 11 de novembro, Cássio Soares se reuniu em seu gabinete em Passos, com diretores dos Institutos Técnicos Profissionalizantes da cidade para discutir as alternativas de solucionar os atrasos no repasse de pagamentos do PEP. “Com esforço conjunto, união e diálogo, conseguimos resolver em outras vezes este problema. Agora não foi diferente, pois o Governo de Minas tem se mostrado atento e sensibilizado aos programas destinados à educação profissional no Estado, mesmo diante tamanhas dificuldades orçamentárias”, declarou.
A diretora do Instituto Educacional Maris Célis disse que o pagamento de duas parcelas é um grande alívio para a escola. “Sabemos do esforço do deputado Cássio Soares em resolver essa questão dos pagamentos, pois ele representa a nossa cidade e os alunos reivindicam do nosso representante. É uma parceria de grande relevância que deve ser mantida”, comentou a diretora Maris Célis Lemos, que possui 60 alunos matriculados pelo PEP em sua instituição. “Formarmos cinco turmas do programa em setembro, estamos aliviados com liberação destes 50% do pagamento”, completou.
Sobre o PEP
O Programa de Educação Profissional - PEP, criado em 2007, é uma iniciativa do governo de Minas Gerais. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Educação Profissional, o PEP facilita o acesso a cursos técnicos, abrindo caminho para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.
São mais de 85 cursos ofertados em aproximadamente 132 municípios, que promovem educação profissional e formação técnica em nível médio, procurando atender às demandas regionais e municipais. Entre 2008 e 2012, o programa atendeu aproximadamente 140 mil alunos.
Veja mais em: Passos 24 Horas