Minas Olímpica Geração Esporte vai atender estudantes de 18 cidades do Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Minas Olímpica Geração Esporte vai atender estudantes de 18 cidades do Sul de Minas

Compartilhar isso

Minas Olímpica Geração Esporte vai atender estudantes de 18 cidades do Sul de Minas

O programa vai beneficiar 1.800 estudantes de 18 cidades da região nos próximos dois anos

14/11/2013 12:36
Borda da Mata fica a 400 km de Belo Horizonte, no Sul de Minas. A cidade, de 19 mil habitantes, é uma das beneficiadas do Programa Minas Olímpica Geração Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). Na cidade, cerca de 100 estudantes, entre 7 e 13 anos, terão aulas gratuitas de iniciação esportiva de handebol, futsal, natação, atletismo, voleibol e basquetebol, nos próximos dois anos.

Para a chefe de Esportes Cultura e Lazer da Prefeitura de Borda da Mata, Regina Moreira, o Geração Esporte traz inúmeros  benefícios para as crianças. "Podemos proporcionar-lhes o aprendizado de todas as atividades motoras oportunamente, inclusão social e o convívio esportivo que leva a ter disciplina, reponsabilidade, compromisso, respeito aos colegas e aos professores”, afirma. Regina é também a gestora do Minas Olímpica na cidade e ressalta que “o programa é muito importante para Borda da Mata, pois a cidade é muito carente de projetos esportivos, principalmente nesta idade prevista”, completa.

Em Itanhandu, também no Sul do Estado, serão atendidos 100 alunos de cinco escolas, quatro públicas e uma particular. Eles terão aulas de futsal, handebol, voleibol, natação e dança. Fátima Bueno, secretária de Esportes de Itanhandu, destaca as mudanças que o programa proporciona. “Oferecer à população esporte e lazer, gera saúde para o corpo e para a alma, favorece o desenvolvimento e a inclusão social e através do projeto mudanças de hábitos. Com isso, proporciona qualidade de vida”, conclui.

Sul de Minas
O Minas Olímpica Geração Esporte vai beneficiar 1.800 estudantes de 18 cidades do Sul de Minas nos próximos dois anos. Além de Borda da Mata e Itanhandu, os municípios de Arceburgo, Botelhos, Camanducaia, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Guaranésia, Itamogi, Itajubá, Jacuí, Monsenhor Paulo, Nepomuceno, Poço Fundo, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e  São Tomás de Aquino também vão participar do programa.

Além dos municípios, o Geração Esporte firmou convênios com nove instituições de ensino superior aprovadas para  executar o programa no Estado. Quatro são da região Sul: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado/FADEMA - Campus Muzambinho; Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural/FUNDECC, de Lavras; Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas/FEPESMIG, de Varginha; e Fundação de Ensino Superior de Passos/FESP. As instituições darão apoio técnico ao Programa  e, entre as atribuições, estão  a avaliação motora dos alunos e contribuição para o processo de qualificação dos coordenadores e monitores, por meio de palestras e estudos na área da pedagogia do esporte e do lazer. A intenção é fazer com que o processo de ensino-aprendizagem esteja de acordo com o desenvolvimento e as necessidades dos alunos.

Geração Esportes
Cerca de 11 mil estudantes de 110 municípios mineiros  vão participar do programa nos próximos dois anos.  O objetivo é iniciar crianças entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos, na prática de esportes. Para participar é necessário que elas estejam  matriculadas e frequentem as aulas em  escolas públicas ou privadas. A preferência é para crianças de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. “A finalidade da política é ampliar o acesso de estudantes às práticas esportivas, contribuindo para a aquisição das habilidades motoras dos beneficiados. Além disso, tem como meta envolver as famílias e as comunidades que ficam no entorno dos núcleos em práticas de esporte e lazer e de qualificar continuamente os educadores envolvidos”, destaca o secretário de Esportes e da Juventude, Eros Biondini.

O Programa foi implantado em 2008 com o nome de Nova Geração. Em 2011 foi reformulado e, nos últimos dois anos recebeu cerca de R$ 6 milhões em investimentos do Governo de Minas. Para a diretora de Desenvolvimento de Esporte e Formação da SEEJ, Gabriella Morena, “a importância do Geração Esporte se pauta, principalmente, por ser um Programa que incentiva à prática esportiva contínua e orientada no contra turno escolar com foco num público que não tem acesso, ou o tem de forma restrita, a atividades de esporte e lazer. Desta forma, o Estado exerce seu papel, ao implementar uma política pública de esporte e lazer”, conclui.
Cerca de 100 estudantes, entre 7 e 13 anos, terão aulas gratuitas de iniciação esportiva

Cerca de 100 estudantes, entre 7 e 13 anos, terão aulas gratuitas de iniciação esportiva
 
 
 
Informações: Agência Minas