Passos recebe mais três profissionais do ‘Mais Médicos’ - ALÔ ALÔ CIDADE

Passos recebe mais três profissionais do ‘Mais Médicos’

Compartilhar isso
01/11/2013 13h20 - Atualizado em 01/11/2013 15h41

Passos recebe mais três profissionais do ‘Mais Médicos’

Cubanos chegaram à cidade e foram recepcionados com feijoada.
Médicos fizeram cursos de português e sobre o SUS na capital mineira.

Chegaram, nesta quinta-feira (31), mais três profissionais do programa ‘Mais Médicos’ para atuar no SUS em Passos (MG).  Os três são cubanos e ainda aguardam o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) para começar a trabalhar, no entanto, foram recebidos com a culinária tradicional brasileira: feijoada.
E a comida foi aprovada pelos novos médicos. “O tempero é bom, apimentado, mas não teremos problemas com isso”, disseram os cubanos.
Os novos médicos passaram três semanas em Belo Horizonte (MG), onde fizeram cursos de língua portuguesa e aprenderam sobre o sistema brasileiro de saúde. Ao chegar ao Sul de Minas, eles conheceram a casa em vão morar. Os três, por serem cubanos, devem viver juntos na mesma residência, situada onde já foi a Secretaria de Saúde de Passos. Além disso, eles devem ter autorização para fazer qualquer outra atividade.
“É a primeira vez que vou trabalhar no Brasil, é um pouco diferente, mas espero me adaptar bem e atender a população”, pontuou o médico Davi Antônio Acosta Ortera.
Os três profissionais foram selecionados na segunda etapa do Ministério da Saúde e vão atuar nos Postos de Saúde da Família (PSF) junto com mais três profissionais que já chegaram à cidade.  “O local ainda é provisório, já que segundo as normas do programa, eles precisam morar perto de onde vão trabalhar”, disse a coordenadora dos PSFs, Clarissa Carneiro Leão Batista.
Os cubanos vão atuar nos PSFs dos bairros Coimbras e Polivalente, onde a demanda é grande e as reclamações de falta de médicos também.  “Acho que eles vão fazer a diferença aqui no atendimento da cidade”, disse o auxiliar de produção, Reginaldo Borges.

Expectativa para começar
“Estou ansiosa para começar a trabalhar”, disse a médica Daydelys Margarida Martínez, que pela primeira vez vai atuar em um programa como este.

E ao contrário dos outros médicos participantes do programa, os cubanos estão no Brasil como missionários. Parte do salário deles volta ao Governo do país de origem.  “Já participei de programas como este  em outros país e é muito importante para nosso trabalho”, disse a médica Dania Matos Amaro.

Registro no CRM
Segundo o delegado regional do Conselho Regional de Medicina de Passos, quem emite o registro é o próprio Ministério da Saúde. “Eles serão tratados como seres humanos aqui e terão todo respeito”, disse Eurípedes José da Silva.

Ainda de acordo com ele, cabe ao CRM apenas fiscalizar a atuação dos cubanos, como acontece também com outros médicos.


Médicos cubanos foram recebidos com feijoada em Passos (Foto: Luciano Tolentino/ Reprodução EPTV)
 

Veja mais em: http://glo.bo/1cuz5Bw

 

CIDADE NEWS

-