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Projeto premia funcionários da Saúde por bom atendimento em Extrema

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05/11/2013 12h43 - Atualizado em 05/11/2013 14h32

Projeto premia funcionários da Saúde por bom atendimento em Extrema

Pacientes avaliam serviço e responsáveis recebem bônus em dinheiro.
Iniciativa considera opinião da população e busca melhorar o serviço.

Um projeto implantado em Extrema (MG) tem levado a sério as queixas dos pacientes no atendimento médico e os elogios dos usuários podem render  bônus em dinheiro aos funcionários do setor, incluindo médicos, enfermeiros e dentistas.  Somente neste ano, a Prefeitura de Extrema vai distribuir R$ 37 mil entre os colaboradores das nove unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).
Em toda a rede pública de saúde, os pacientes recebem fichas onde podem avaliar a qualidade do atendimento prestado. Estas fichas são colocadas em caixas de sugestão e avaliadas posteriormente. “A iniciativa surgiu porque havia muita insatisfação entre os moradores, principalmente na área do atendimento”, explicou a coordenadora do programa, Fabíola Simplício.
Desta maneira, a partir da opinião dos pacientes, os funcionários são desafiados a melhorar o atendimento a todo o momento. Além disso, eles também precisam cumprir metas e o resultado tem sido satisfatório.
A dona de casa Viviane Marques da Silva conta que percebeu as melhorias do setor entre uma gravidez e outra. “Ah, está bem melhor agora, os médicos mais atenciosos, mais cuidado com a gestante, né?”, disse.
Segundo a médica Vani Salatiel, a premiação foi implantada por meio da lei de gratificação há três anos. “Durante este tempo, um médico foi dispensado e uma enfermeira foi afastada porque os pacientes reclamavam muito do atendimento”, comentou.
Um bom exemplo aconteceu com a equipe do PSF Vila Esperança, que recebeu um prêmio de R$ 4 mil. A agente comunitária Márcia Simplício de Souza conta o que vai fazer com o dinheiro. “Vou usar parte do que ganhei para adiantar a construção da minha casa”, disse.


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